Escola Serviço de Educação Integral-SEI Dourados/MS (1980-2023): História e Memórias

Organização: Magda Sarat

Como Ecléa Bosí afirma “uma história de vida não é feita para ser arquivada ou guardada numa gaveta como coisa, mas existe para transformar a cidade onde ela floresceu” (2003, pg. 69) a pesquisa me revelou o modo como a dedicação da Família Bomfim Gutierre na criação da Escola Serviço de Educação Integral/SEI era uma história que precisava ser contada, pois contribui com  a educação do município e tem lugar importante na formação de quadros para a cidade, na qual ela veio a ser plantada, cresceu e floresceu.

Nessa obra apresentamos o resultado de uma longa trajetória de pesquisa, que envolveu muitas pessoas, histórias de vida e memórias de profissionais da educação e outros trabalhadores. O livro é resultado de parceria entre projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD e do GPEPC Grupo de Pesquisa “Educação e Processo Civilizador”.

Composto por mais de quarenta anos de história e memórias da Escola SEI a obra está dividida em duas partes. Na parte um as pesquisas acadêmicas que contam a história da instituição, a partir das investigações feitas por alunas da UFGD, sob minha orientação TG (Trabalho de Graduação), Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Iniciação Científica. Traz em seu miolo um fragmento do imenso acervo de imagens fotográficas que a escola possui.

Na segunda parte, as pesquisas trazem as histórias de vida e as memórias de diversos personagens que estiveram na Escola SEI nos últimos quarenta anos. Temos um acervo rico no qual, diversos segmentos foram representados docentes, funcionários, gestores, pais de alunos, egressos, todos escreveram seus depoimentos, deram entrevistas e contaram suas vivências junto à instituição.

Importante destacar que esta pesquisa foi realizada em uma universidade pública com fomento e apoio institucional, tive bolsistas, desenvolvendo projetos na escola e recebendo apoio das agências como CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Esta publicação está sendo financiada com recursos da Faculdade de Educação/FAED e do Programa de Apoio a Publicação/PAP UFGD Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, em parceria com a Escola SEI, a quem agradeço imensamente.

Agradeço especialmente, às minhas alunas pela dedicação à pesquisa na Escola SEI, e ao aprendizado que tivemos juntas no desenvolver deste trabalho.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1319-4

ISBN [e-book]

978-65-265-1320-0

Número de páginas

338