Fábulas parasitológicas no ensino de Parasitologia: uma proposta de sequência didática para educação básica
Autoria: Tais S. Martins, Danielly B. de Oliveira
Esta sequência didática foi produto do Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos do Xingu. A proposta visa trabalhar junto aos(as) alunos(as) os principais fatores de risco e características de parasitoses que acometem as sociedades humanas, especialmente, nos países tropicais, como o Brasil. O assunto é tratado de forma lúdica, com linguagem simples e acessível, utilizando como principal ferramenta as Fábulas parasitológicas, do autor Pedro Marcos Linardi. A motivação para utilizar as fábulas para trabalhar a temática dos parasitas, surgiu a partir da intenção de trabalhar os conteúdos de Ciências e Biologia de maneira interdisciplinar, exercitando a leitura e a escrita em sala de aula, contextualizada com conceitos importantes em educação em saúde. A sequência didática proposta inclui aulas teóricas, aulas práticas com atividades de Biologia envolvendo a ludicidade para trabalhar conteúdos de Parasitologia com alunos(as) do nível básico, com o intuito também de complementar o ensino e aprendizagem da leitura e escrita pós pandemia do Covid 19. Ao final da sequência, a proposta é que os(as) próprios(as) alunos(as) produzam panfletos explicativos sobre algumas parasitoses escolhidas a partir das fábulas que contam historinhas fictícias bem humoradas e, assim, promover ações de educação em saúde nas escolas.
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1620-1 |
Número de páginas | 36 |