Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos

Cristiane Dias Martins da Costa, Joelson de Sousa Morais, Lucinete Fernandes Vilanova

A formação docente em nosso país constitui-se no devir histórico com grandes mudanças paradigmáticas, tanto no campo disciplinar e curricular das licenciaturas como no campo da formação para pensarmos quem são nossas professoras e professores. Plurais e diversas, diversos são nossas/os professoras/es que aqui movimentam nosso pensamento na possibilidade dos múltiplos contextos apresentados, vividos, descritos, narrados, nessa obra registrados para o futuro, que no devir tornar-se-á conhecimento.

É no devir dessa obra que, na tessitura de muitas mãos, nos permite: Esperançar! É em seu movimento interior, de três partes onde podemos visualizar um todo que nos guia aos modos e práticas que aqui refletem em discussões plurais e inclusivas.

Um corolário de reflexividade, onde as diferentes escritas de si, convergem em escritas de nós, todas, todos, todes nós que ao passo que ensinamos também aprendemos. Das metodologias que falam de nós às experiências na formação inicial de professoras e professores, nessa obra há diferentes lugares de fala, diferenças conceituais, onde em todos os capítulos encontramos pessoas engajadas na práxis educativa como caminho para liberdade, que os pés se tornem caminhos, cada vez maiores e mais partilhados, caminhos que a cada passo, nas presenças e nas ausências curriculares, promovam a formação de intelectuais, ou ainda na esteira de Paulo Freire, intelectuais da palavra, críticas/os do ato de conhecer e, sobretudo, de ensinar.

 

Franciele Monique Scopetc dos Santos

Doutora em Educação Escolar. Docente no Departamento de Educação do Campo -Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuou como docente no curso de Pedagogia UFMA/Codó de 2016 a 2021).

 

Ano de lançamento

2022

ISBN

978-85-7993-899-3

ISBN [e-book]

978-85-7993-900-6

Número de páginas

189

Organização

Cristiane Dias Martins da Costa, Joelson de Sousa Morais, Lucinete Fernandes Vilanova