Gêneros jornalísticos em uma perspectiva crítica: pesquisa e ensino no chão da escola

Adair Bonini, Daniella de Cássia Yano, Gabriela Rempel

A prática social tem sido o elemento norteador do ensino e aprendizagem de língua portuguesa nas três últimas décadas no Brasil, num processo de mudança radical da metodologia pedagógica desse componente curricular que, se ainda não se completou, tem tomado corpo conforme passam os anos. O conceito de prática, como parte de uma política nacional de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, é apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Em ambos os documentos, a aprendizagem de língua portuguesa é entendida como decorrente da experiência do/a estudante de uso da linguagem e de reflexão sobre esse uso.
O presente livro reúne um conjunto de trabalhos que procuram traçar caminhos em direção a essa metodologia de ensino de língua portuguesa, enfocando uma prática social específica: a jornalística. São textos decorrentes de um amplo projeto de pesquisa relacionado ao jornal escolar impresso e digital, sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Saber interpretar os textos da esfera jornalística (compreender a sua linguagem, os seus temas, os seus interesses) é um dos itens fundamentais para a formação e para a participação social crítica. Por meio do uso de gêneros jornalísticos e da reflexão sobre este uso, aprendemos as formas e a organização da língua e, também, aprendemos um importante modo como os/as sujeitos/as se organizam e atuam em sociedade: as práticas de noticiabilidade.

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0588-5

ISBN [e-book]

978-65-265-0592-2

Número de páginas

397

Organização

Adair Bonini, Daniella de Cássia Yano, Gabriela Rempel