Intervenção multissensorial em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti

APRESENTAÇÃO

Este livro é resultado de uma trajetória de trabalho e pesquisa direcionada ao atendimento a estudantes com dificuldades frente ao processo de alfabetização, nos mais diversos ambientes e em diferentes espaços-tempos.

Tudo começou por meio de vivências em um projeto de extensão intitulado “Formação de professores para o atendimento educacional especializado a alunos com dificuldades de aprendizagem”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Andréia Osti e desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, em parceria com escolas do município de Rio Claro – SP.

A participação neste projeto estava também atrelada ao desenvolvimento de uma Iniciação Científica, dedicada, na época, a investigação de aspectos relacionados a escrita dos estudantes que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Todas essas questões impulsionaram o desenvolvimento deste livro, que se refere a uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Câmpus de Rio Claro.

Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo foi pensando, especificamente, nos estudantes que apresentavam dificuldades diante da aprendizagem inicial da leitura e da escrita e, que devido à falta de oportunidades, são marginalizados dentro do próprio sistema de ensino. Por conseguinte, nosso intuito ao desenvolver essa pesquisa, não estava aliado a proposição de nenhum tipo de padronização de práticas pedagógicas em larga escala.

Isto posto, haverá alguns agradecimentos, dado que essa trajetória foi permeada pelo estabelecimento de muitas parcerias e aprendizagens. Agradecemos aos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita (GEPRALE).

À equipe pedagógica da escola que gentilmente nos recebeu e forneceu todo o auxílio necessário. As professoras que nos acolheram em sua atribulada rotina diária, demonstrando a importância de aceitar o novo e a partir disso, desenvolver um trabalho baseado na parceria.

Aos alunos, protagonistas desta pesquisa, que são o motivo para este estudo e os grandes incentivadores de nossa busca contínua por novos conhecimentos.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) através do processo no 2017/03874-2.

Ano de lançamento

2021

Autoria

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti

ISBN

978-65-5869-577-6

ISBN [e-book]

978-65-5869-578-3

Número de páginas

235

Formato