Jornadas. As letras e suas reverberações político-sociais – escrevendo na história. Ensino, pesquisa e extensão

Juliana de Sá França, Luciane Thomé Schröder

APRESENTAÇÃO

Os encontros mais profícuos nascem do diálogo entre pares. (24, 25 e 26 de novembro 2021)

Entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021 aconteceu a 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (JELL), com o tema “As Letras e suas reverberações político-sociais – escrevendo na história: ensino, pesquisa e extensão”. O encontro foi promovido pelo curso de graduação em Letras – Português/Alemão/ Espanhol/Inglês da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon.

Na sua 23ª edição, ainda vivenciando os reflexos de uma pandemia que impedia a realização de eventos presenciais, o meio digital permitiu dar à Jornada novo alcance: a JELL reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições nacionais e, também, internacionais. A boa resposta às chamadas para participação, potencializadas pela divulgação nas redes sociais do evento[1], possibilitou que se construísse uma vasta programação, composta por uma conferência, seis mesas-redondas, três momentos culturais e vinte minicursos e trinta e três simpósios temáticos, que deram mostra do quão profícuas e diversificadas são as atividades desenvolvidas na grande área de Letras.

Diante da riqueza das interlocuções estabelecidas no decorrer dos três dias da Jornada, para além dos trabalhos publicados em Anais[2] , compreendeu-se como importante materializar em formato – até então – inédito para a JELL, os esforços de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, que participaram do evento, seja apresentando comunicações, seja ministrando minicursos, seja coordenando simpósios temáticos, seja participando de mesas-redondas e momentos culturais ou proferindo a palestra de abertura. Assim, parte das discussões que marcaram o evento é divulgada, também, por meio da publicação de um livro – em versão física e e-book

A reunião dos trabalhos de autores oriundos da Unicamp, UERJ, Unicentro, UFMS, UFPA, IFPI, Fundação Biblioteca Nacional, UFRJ, PUC-PR, UEM, UFC, Unespar, USP, Cásper Líbero, UFS, UTFPR, IFFA e de colegas dos cursos de Letras da Unioeste (campi Marechal Cândido Rondon, Cascavel e Foz do Iguaçu) possibilitou a constituição deste livro. Nele, a/o leitor/a encontrará textos diversos que representam, cada um a seu modo, os movimentos da área de Letras, Linguística e Artes. As preocupações que culminam nos estudos que se apresentam reverberam e implicam diretamente sobre a organização social, posto que nossas pesquisas tocam de modo sensível os sujeitos desde a primeira infância até a fase adulta. Pertencer às Letras – e fazer pesquisa – é comungar de uma ação política junto à sociedade e em compromisso com ela.

A tônica da área é cidadã e seu alcance, por meio das práticas de ensino, pesquisa e extensão, coloca-a num lugar privilegiado, ao lado dos sujeitos alunos e educadores. As reflexões sobre a língua/linguagem perpassam o discurso oficial e a prática escolar, afetam o aluno na escola, o discente na graduação e na pósgraduação, constituem-se a partir das faces e interfaces dos estudos literários e demais manifestações artístico-culturais e abre reflexões sobre os leitores e os escritores. Assim, este livro representa um pouco da jornada daquelas e daqueles que se dedicam à investigação científica e registra algumas das práticas possíveis a partir do tripé que sustenta as universidades, numa demonstração de resistência e respeito à docência.

Para finalizar, dois agradecimentos: Ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), nível de mestrado e doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel, por compreender a importância dos estudos aqui reunidos e, por intermédio de recurso disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tornar possível a sua organização[3].

Às autoras e aos autores dos textos, nosso agradecimento e reconhecimento pela generosidade de compartilharem questões, indagações, reflexões e, assim, colaborarem para a composição da obra.

Profa. Dra. Luciane Thomé Schröder
Profa. Dra. Juliana de Sá França

Coordenadoras da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (JELL) e Organizadoras do livro

[1] A 23ª JELL possui perfil no Instagram: https://www.instagram.com/23jell e no Facebook: https://www.facebook.com/23jell

[2] Os Anais da 23ª JELL estão disponíveis no site: https://server2.midas.unioeste.br/ sgev/eventos/23jell/anais

[3] Processos de número: 88881.594118/2020-01 e 888887.594108/2020-00.

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

334

ISBN [e-book]

978-65-5869-915-6

ISBN

978-65-5869-927-9

Organização

Juliana de Sá França, Luciane Thomé Schröder

Formato