Língua, discurso e suas relações na aquisição da linguagem

Marlete Sandra Diedrich, Giovane Fernandes Oliveira, Alessandra Del Ré

Ergon e energeia. Língua e fala. Competência e desempenho. Sistema e uso. Semiótico e semântico. Estrutura e acontecimento. Gramática e texto. Muitos foram os termos que, na história das ideias linguísticas, circularam em escritos de estudiosos da linguagem que enfrentaram aquilo a que poderíamos nos referir como a relação língua-discurso e as questões por ela engendradas.

No campo da aquisição da linguagem, essa relação não é menos central. Os estudos aquisicionais voltados para a relação língua-discurso se caracterizam pela assunção do diálogo criança-outro como unidade de análise e pelas restrições que tal relação impõe tanto a esse diálogo quanto à produção linguageira da criança.

Segundo De Lemos (1995), essas restrições linguístico-discursivas dão a ver “um vínculo entre o que se poderia chamar de encadeamento e restrições que visam a assegurar a manutenção de uma unidade coesa sempre ameaçada pela imprevisibilidade das relações desencadeadas pelo próprio encadeamento”, ao que acrescenta a autora: “Com efeito, essas restrições e a estrutura(ção) a elas conseqüente se distinguem radicalmente das regras e estruturas da língua ou do caráter preditivo – e, portanto, logicamente necessário – que a noção de gramática implica” (DE LEMOS, 1995, p. 19).

Na aquisição da linguagem, essa dialética entre o encadeamento e a imprevisibilidade das relações por ele desencadeadas têm a ver com as relações da criança com o outro, com a língua-discurso e com o mundo que, significado linguisticamente na comunidade social e cultural da criança, é ressignificado discursivamente a cada falar e a cada escrever dos membros dessa comunidade – aí inclusos a criança e seu alter.

Ecos dessas relações imprevisíveis reverberam nas pesquisas realizadas pelos integrantes do Grupo NALíngua/CNPq (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem). À luz de diferentes teorias e oriundos de distintas instituições (UFAL / UFPB / UFPE / UFRGS / UNESP / UNICAMP / UNIFESP / USP / UPF / Université Sorbonne Nouvelle), tais pesquisadores interessam-se pela relação língua-discurso e por seu papel estruturante na/da trajetória linguística da criança. Tal foi o tema do V Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança (V ENLC), evento no qual foram apresentados os trabalhos reunidos neste livro.

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0903-6

Número de páginas

320