Metodologia ativa para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: uma análise com estudantes do Ensino Médio

Lenir Moreira Valério

A presente obra é resultado da minha dissertação de mestrado na Universidade Europeia do Atlântico/ Espanha (Uneatlantico) defendida no início de 2024 e das reflexões em sala de aula. Tem por objetivo analisar o efeito da aplicação da metodologia ativa de resolução de situação-problema no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais de estudantes da 2ª Série do Ensino Médio (EM), numa escola da rede particular de ensino, localizada na Asa Norte, no Distrito Federal, Brasil, no segundo semestre de 2023. Para cumprir o objetivo, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se a pesquisa-ação com questionários e estudo de caso via metodologia ativa de resolução de situação-problema e utilizou-se da abordagem quanti-qualitativa de concepção hermenêutica-interpretativa e análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2016).

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1149-7

ISBN [e-book]

978-65-625-1150-3

Número de páginas

126