Metodologias Ativas e Multiletramentos no Ensino de Linguagens

Bárbara Amaral da Silva, Elaine Teixeira

DOI: 10.51795/9786526500705

Metodologias ativas e multiletramentos são ingredientes de uma poderosa receita para um ensino crítico e criativo de linguagens. É o que mostra a atual obra que o leitor tem em mãos, ao nos mostrar a cada capítulo diferentes modos de misturar saberes e sabores em busca do ensino-aprendizagem efetivo.

Fortemente embasada teoricamente em cada capítulo, a obra propõe diálogos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando discussões para melhor se compreender conceitos que lá não são bem explicados, como multimodalidade e multiletramentos, além de sugestões práticas para a sala de aula.

Uma outra contribuição desta obra é aplicar conceitos de teorias voltadas ao estudo das linguagens, demonstrando sua relevância tanto para pesquisadores (especialmente iniciantes interessados em aprender os fundamentos teóricos) como para profissionais que podem tanto se beneficiar do processo de análise quanto dos resultados apresentados, passíveis de auxiliar sua prática.

O leitor terá oportunidade de conhecer e ver aplicadas diferentes metodologias ativas, que, ao contrário do que ditam as metodologias tradicionais, colocam o estudante no centro das ações, aliando teoria e prática: WebQuest, pedagogia de projetos ou aprendizagem baseada em projetos, fanfics, modelo SAMR.br, entre outras.

O leitor encontrará no conjunto de textos aqui publicados uma discussão rica e atual que tanto questiona métodos tradicionais de ensino-aprendizagem como apresenta outras opções que oferecem novas balizas teóricas e metodológicas para estudo das linguagens, culturas e tecnologias.

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0070-5

Número de páginas

210

Organização

Bárbara Amaral da Silva, Elaine Teixeira