
Para onde vai a Filosofia na escola pública?
Organização: Junot Cornélio de Matos
Estamos, desde alguns anos, militando nessa sequela: trabalhar visando ao estabelecimento do debate entre filosofia e educação pensando a possibilidade de buscarmos a geração de conceitos que foquem o entendimento da educação como fenômeno e problema filosófico. Sim, uma postura de desdém para com o ensino e as questões que dele são demandadas parece ter induzido à equivocada compreensão de ser o ensino de filosofia uma questão exclusivamente pedagógica ou, numa hipótese menos alvissareira, conteudista. Assim, delegamos a outrem a tarefa de ocupar-se com a formação dos profissionais que lidarão com a filosofia enquanto componente pedagógico, as concepções fundantes que tal atividade teórico-prática encerra e os métodos e técnicas que elas ensejam. Não nos debruçamos sobre o fenômeno do ensino como problema filosófico. Não nos apercebemos de que esse mister é também e, provavelmente, antes um problema filosófico. A questão parece óbvia para merecer a dedicada atenção daqueles que se entretêm no labor da produção de uma filosofia pura.
(MATOS, Junot Cornélio. EccoS, São Paulo, 38, p. 31-41, set./dez. 2015)
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1904-2 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1902-8 |
Número de páginas | 267 |