Pedagogia e escuta responsiva – a cultura da infância por práticas pedagógicas dialógicas

Autoria: Patricia Kerschr Pedrosa Bento

R$50.00

Entre colinas e castelos, carros e morrinhos, gramas que voam, banhos que são hoje e amanhã, tantas outras coisas, as crianças vivenciam seus espaços e seus tempos de formas singulares, plenas e desacostumadas.  Quem teria tampado com cimento um buraco em forma de círculo no chão, que era um grande lago, um infinito oceano, um vasto rio para pescar tubarões, ver sereias e grandes navios? A surpresa das crianças quando retornaram ao espaço da escola, três semanas depois e descoberto que agora, tudo era um chão liso, pois o rasgo no solo já não estava mais ali. Buscando compreender o acontecido, teciam densos argumentos. Haviam, inclusive, muitos suspeitos, desde o lobo, a cuca, até mesmo as árvores com suas folhas dançantes com o vento. Entre as dúvidas e questões, havia uma certeza: era o mesmo material que um dos porquinhos tinha feito sua casa para não ser derrubada pelo grotesco sopro do lobo, era um (ex)buraco tampado, duro e resistente, impossível de ser quebrado.  O que teria ocorrido? São essas e outras tantas narrativas que fazem desse livro, um livro cheio de buracos e fendas que nos coloca em (co)(e)moções constantes com o viver infantil. A relação sensível que faz da vida um encontro é a marca de sua escritura. Não há muito o que contar aqui, pois as páginas grafadas com os enunciados das crianças falam por si, um por si, que nunca está sozinho no mundo, mas em forças de relações sociais e naturais, uma unidade inseparável para elas. Só há um caminho a ser feito, cair no abismo da atitude criadora infantil como escolha ética de estar na educação de crianças pequenas, antes que a escarpa seja fechada! Adentre e encontre a bola azul, pode haver medo, mas junto com essa sensação tão humana, está a beleza da vida que se faz em relação e na acolhida. É um livro profundo como a cratera tampada no pátio, possível, agora, de ser reaberta, é só pedir a pedra emprestada ao Beto.

Prof. Jader Janer