
Pesquisa educacional sobre representações sociais: o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais
Organização: Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Waldma Maira Menezes de Oliveira, Huber Kline Guedes Lobato
A Teoria das Representações Sociais no campo educacional vem sendo trabalhada em diferentes áreas, dentre as quais destacamos: a educação infantil, a educação de jovens e adultos, a educação e família, a escola, a gestão escolar, a educação especial, dificuldades de aprendizagem, entre outras. Além da diversidade temática, em termos metodológicos, também, se encontra uma variedade de métodos e técnicas que podem ser utilizados nas pesquisas sobre Representações Sociais.
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Para fazer uso de Mapas Conceituais é necessário, inicialmente, que o pesquisador faça leituras para adquirir conhecimento sobre o tema e os tipos de mapas que pode utilizar na pesquisa. Em seguida, escolher qual o mapa que mais se adequa ao tipo de pesquisa a ser realizada, se será: Mapa Conceitual em Teia de Aranha, Mapa Conceitual em fluxograma, Mapa Conceitual em sistema entrada e saída ou Mapa Conceitual hierárquico. Por isso, a importância do texto apresentado neste livro.
Ressaltamos que o uso de Mapas Conceituais no campo de pesquisa de RS torna possível captar uma quantidade de argumentos, gerados mediante os conceitos definidos na aplicação dessa estratégia. Assim, o uso de Mapas Conceituais enriquece as falas dos entrevistados e potencializa os resultados finais da pesquisa por meio deste recurso imagético e ilustrativo.
Esperamos que você, leitor, tenha uma leitura plausível e produtiva em termos dos estudos sobre as estratégias metodológicas do desenho e de Mapas Conceituais em pesquisas educacionais com base na Teoria das Representações Sociais.
Boa leitura!
Os autores
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-85-7993-480-3 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1868-7 |
Número de páginas | 89 |