Pesquisa. Experiências na docência inicial. Vol 1

Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro, Maurecilde Lemes da Silva Santana, Waghma Fabiana Borges Rodrigues

Esta produção acadêmica é a primeira obra de uma Coletânea intitulada Aprender a Docência. Os textos foram desenvolvidos a partir de uma sólida prática pedagógica que articulou ensino, pesquisa e extensão, instigando pensamento, reflexão e discussão de estudantes e professores do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Cáceres em relação ao processo de aprendizagem da docência.
A Coletânea Aprender a Docência tem o intuito de sistematizar, institucionalizar e disseminar estratégias de ensino e produções no âmbito dos saberes da docência e condições contextuais do campo da educação.
Esta ação-reflexão de ensino, pesquisa e extensão transcende por meio de um movimento de experiências nos processos de ensino e de aprendizagem de estudantes do Curso de Pedagogia e de alunos de escolas públicas de vários municípios que são parceiros na recepção dos estágios curriculares supervisionados e, também, nas pesquisas e projetos de extensão em que são articuladas com estudos em diferentes abordagens sobre a educação e a prática docente.

A Coletânea Aprender a Docência traz dentre as produções acadêmicas a obra intitulada Pesquisa: experiências na docência inicial – Seminário Interdisciplinar de Pedagogia e reúne 50 textos organizados em dois volumes. Neste primeiro volume estão as produções das 1ª a 3ª esferas, e o segundo volume estão as produções das 4ª a 8ª esferas.
As produções acadêmicas estão em forma de resumo expandido e artigos e tratam de diferentes contextos que se apresentaram no retorno das aulas presenciais nas escolas públicas de algumas cidades do Estado de Mato Grosso. Cada texto analisa temas geradores ligados a questionamentos investigativos. São análises produzidas a partir de pesquisas que permitem um olhar diversificado sobre o que vem acontecendo no retorno das aulas presenciais em escolas públicas do Ensino Fundamental – anos iniciais, e que nos possibilita pensar que é possível realizar pesquisa como um exercício de formação na docência inicial. Os textos instituem pensares, organização, fazer, ser na condição do exercício na docência inicial.
O conjunto desses resumos expandidos e artigos evidencia que seus autores, para além de produzirem os contextos da formação inicial, trazem a escrita como luta por qualificar-se enquanto estudantes em formação, sob as ações investigadas e analisadas, de modo visível, na busca de sentidos que impactam e que se traduzem em conhecimentos que se tornam referências para outras pesquisas.

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0115-3

Número de páginas

244

Organização

Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro, Maurecilde Lemes da Silva Santana, Waghma Fabiana Borges Rodrigues