Política Linguística na sala de aula

Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Daniel Soares Dantas

A presente obra didática é concebida com o propósito de preencher uma lacuna no ensino superior, especificamente na abordagem da Política Linguística na sala de aula de graduação em Letras, tendo em vista que muitos currículos não contemplam a PL como componente curricular ou não abordam o conteúdo das políticas linguísticas em outras disciplinas. Destina-se também a contribuir com os docentes que buscam introduzir discussões sobre as políticas linguísticas em sala de aula. Em outras palavras, a importância de incluir a Política Linguística na formação universitária reside na oportunidade que proporciona aos estudantes de se familiarizarem com esse campo ainda durante a graduação, bem como na ampliação da perspectiva analítica dos docentes, ao corroborar com a ideia de que
a língua não se restringe somente às dimensões fonético-fonológica, morfossintática e pragmática. A partir da PL é possível compreender que “todo ato de linguagem é potencialmente político” (JOSEPH, 2006, p. 17), inclusive quando não se tem motivações políticas.
O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma introdução aos estudos de Política Linguística a partir da apresentação de uma noção ampliada de política linguística proposta por Spolsky (2004, 2009, 2021), bem como abordar temas caros à área que podem ser analisados a partir desta ótica teórica. […]

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1167-1

Número de páginas

207