Portfólio: pra que te quero?

Denise Tonello

R$55.00

PREFÁCIO

Lá se vão alguns anos quando eu comecei a estudar a respeito de portfólios na educação. Eu nem sabia ainda que se dava este nome, mas usava o conceito nas minhas aulas de matemática no ensino médio, em especial, com estudantes que viriam a ser professoras na educação infantil e nos anos iniciais do fundamental.
Não demorei muito a perceber que a organização das pastas pelos estudantes dava a eles a dimensão de sua aprendizagem, de sua evolução, e mesmo de pontos que ainda não estavam consolidados na aprendizagem. Por outro lado, eu também podia observar as marcas do meu ensinar naquelas pastas. Na documentação de cada estudante, ensino e aprendizagem se tornavam visíveis.
Aprofundando minhas ações de pesquisadora e de formadora de professores, eu pude ampliar os estudos a respeito desse instrumento de avaliação que permite partilha, criatividade, participação individual e coletiva e modifica significativamente a ação avaliativa. Foi em uma das muitas ações que fiz de formação continuada docente, que conheci Denise e seus estudos a respeito de avaliação na educação infantil com foco nos registros e documentação pedagógica, em especial, os portfólios.
Assim, ao ser convidada para escrever o prefácio de Portfólio pra que te quero?, eu sabia que veria o resultado de uma pesquisa em ação, uma vez que a autora construiu este livro, articulando sua experiência de coordenadora pedagógica, formadora de professores e estudiosa do tema da avaliação. Cada uma das partes que compõem a obra, mostra o portfólio como testemunha da ação pedagógica, do registro processual de um trabalho com história, significado e identidade. Ao longo do livro, a autora revela que a utilização do portfólio envolve interpenetrações multidimensionais do processo de ensino e aprendizagem, não apenas a pedagógica, mas psicológica, emocional e social. Assim, o portfólio surge como um instrumento que valoriza a reflexão e a ação da criança, porque mostra um pouco da sua personalidade, sua forma de ser, imaginar, aprender e de pensar. Através dessa documentação, o educador e educando constroem uma avaliação compartilhada, por meio da qual é possível compreender anseios, conquistas, superação de desafios e a evolução individual e coletiva, além da própria ação didática do educador.
Nos estudos mostrados neste livro, fica claro que o portfólio constitui importante elemento de comunicação entre educando e educador, entre educador e família, entre estudantes e famílias, funcionando como regulação do processo educativo e como instrumento de avaliação sobretudo formativo.
Capítulo a capítulo, a autora nos conduz a um estudo fundamentado, cuidadoso, mediado por exemplos e sugestões de práticas que torna possível compreender que um portfólio não se faz ao armazenar folhas em um recipiente, mas quando se convida o estudante a registrar a história de seu percurso de modo a revelar realizações pessoais, que reflitam mudanças, por meio de experiências de aprendizagem que tenham sido significativas e causado transformações importantes.
Assim, o livro é um convite à aprendizagem conjunta a respeito do tema e, sem dúvida, já se mostra uma contribuição de destaque para a formação de outros educadores que poderão entender por que e para que os portfólios são potente recurso na educação, em especial, na educação da infância.

Katia Smole
Dra. em Educação Pela FEUSP
Diretora do Instituto Reúna

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

107

ISBN

978-65-5869-749-7

Autoria

Denise Tonello

Formato