Available Filters

Práticas de ensino em ciências sociais: entre experiências, desafios e possibilidades

Alzira Salete Menegat, Marcio Mucedula Aguiar

Para compartilhar:

Descrição

APRESENTAÇÃO

A obra Práticas de ensino em Ciências Sociais: entre experiências, desafios e possibilidades compartilha reflexões que são resultados de pesquisas e práticas docentes voltadas para o ensino em Ciências Sociais, analisando dilemas e complexidades que atravessam a realidade local/regional. São contribuições teórico-metodológicoreflexivas produzidas no interior dos cursos de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS/Campus de Amambai.

A obra está organizada em 11 capítulos, retratando experiências e diálogos na docência, contemplando o fazer universitário de professores/as e alunos/as. É importante ressaltar que a organização e escrita ocorreu no decorrer do ano de 2021 marcado pela pandemia da Covid-194 , numa etapa longa e que ainda está em curso. A crise sanitária atingiu de forma profunda a educação brasileira, atravessando a vida de estudantes, docentes e do fazer das universidades, criando novas exigências, como a necessidade de incorporar novas metodologias para o desenvolvimento das aulas.

A necessidade do uso dessas tecnologias mostrou os limites e possibilidades em um novo modelo de ensino que começa a se constituir. Um modelo que aprofunda as desigualdades marcadas pelas condições de acesso desigual a essas tecnologias pelas populações mais vulneráveis. No caso específico do Mato Grosso do Sul, atingiu principalmente, populações indígenas, negras, quilombolas, de assentamentos rurais e jovens das periferias das cidades. A crise também demonstrou a necessidade de uma educação crítica num momento de ascensão de um conservadorismo negacionista, que nega a importância da ciência e de uma formação em humanidades.

Os textos que compõem essa obra mostram o esforço de professores/as e estudantes de ciências sociais na construção de uma formação crítica, que possibilite diagnósticos da realidade pautada na ciência e no debate plural dos desafios que a sociedade brasileira enfrenta para consolidar uma educação, pública, gratuita e de qualidade.

(…)

Informação adicional

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-661-2

Número de páginas

290

Organização

Alzira Salete Menegat, Marcio Mucedula Aguiar

Formato