Práticas de leitura literária na escola
Organização: Sheila Oliveira Lima, Sonia Pascolati
DOI: 10.51795/9786526500873
A leitura do texto literário na escola vem se constituindo um desafio a ser assumido por todos os professores da educação básica no Brasil. Um bom trabalho com a literatura na sala de aula requer, além de um bom repertório de leituras literárias por parte do docente, um mergulho em conhecimentos de diversa ordem, como a Teoria Literária, a Didática, a Sociologia, a História, a Música, a Psicologia, a Psicanálise, entre outros. Ensinar literatura e formar leitores envolve uma predisposição do docente em fomentar o diálogo dos seus alunos com as obras literárias e com o seu entorno, num processo de ampliação do conhecimento do mundo e de si. Nesta obra, os autores, todos docentes de Língua Portuguesa e de Literatura e pesquisadores do Profletras, compartilham com o leitor suas experiências docentes e propõem, assim, um diálogo permanente entre as diversas práticas de leitura literária na escola como forma de persistir na valorização da leitura, da literatura e do leitor.
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-0086-6 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0087-3 |
Número de páginas | 249 |
Organização | Sheila Oliveira Lima, Sonia Pascolati |