Práticas exitosas da ECIT Cristiano Cartaxo: vivenciando os desafios e aprimorando o ensino remoto. Vol II

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Egle Katarinne Souza da Silva

APRESENTAÇÃO

A profissão de professor é desafiadora porque requer desse profissional a reflexão e a construção contínua de conhecimentos que favoreçam a tomada de decisões nas práticas de planejamento, realização da proposta de ensino e a avaliação da aprendizagem dos estudantes. Nesse processo, os recursos disponíveis, as especificidades da turma e o formato de ensino são algumas das questões que devem ser consideradas pelo educador ao propor atividades que visem a aprendizagem dos conteúdos e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Entre os desafios citados, existem aqueles que são provocados por situações incomuns que modificam a forma de interagir das pessoas e, consequentemente, trazem implicações para o ensino. Nos anos de 2020 e 2021, a situação principal que impulsionou a reformulação do formato e das práticas de ensino foi a pandemia da COVID-19, uma doença que gerou incertezas sobre a saúde do corpo e fomentou reflexões sobre a saúde mental.

O distanciamento dos entes queridos, a mudança nas relações sociais que passaram a ocorrer, predominantemente, em mídias digitais, o tempo em casa são fatores que evidenciaram aspectos pessoais e sociais que precisaram ser repensados e discutidos.

Assim, com vista a favorecer o bem-estar físico e emocional dos estudantes, a equipe de educadores da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Cristiano Cartaxo, buscou, nas suas ações de ensino, promover a reflexão sobre a ação do estudante para a continuidade ou para a mudança social, no que se refere ao cuidado consigo, com o outro e para o desenvolvimento do lugar em que vive. Para isso, os educadores planejaram e implementaram ações voltadas para que os estudantes se reconhecessem como cidadãos e desenvolvessem uma postura protagonista, de autonomia nas ações e de solidariedade.

Essa escola integra a nona gerência de ensino da Paraíba, está localizada em Cajazeiras, uma cidade do sertão da Paraíba e, desde 1975, busca ofertar atividades educacionais alinhadas à formação pessoal e social. Em 2018, com a integralização do ensino e a mudança da classificação de escola regular para escola técnica integral, a instituição busca desenvolver no alunado competências e habilidades para a inserção desse estudante no mercado trabalho.

Diante disso, a ideia de produção desse livro ocorreu durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), entre maio de 2020 e março de 2022, com o objetivo de divulgar as práticas exitosas desses educadores que buscaram alternativas para oferecer atividades de ensino alinhadas às necessidades dos estudantes e às estratégias e instrumentos disponíveis nesse período de pandemia da COVID19. Ressaltamos que, todos os profissionais que trabalham na ECIT Cristiano Cartaxo, se reconhecem e atuam como educadores tendo em vista que o envolvimento dos diferentes segmentos da comunidade escolar é uma das práticas privilegiadas por esse modelo de escola.

Essa obra se propõe a socializar com a comunidade escolar e externa atividades de ensino desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19, de maneira que outros educadores se sintam motivados a socializar e replicar as atividades descritas, com a necessária adequação ao contexto de ensino.

Para ampliar o alcance, esse livro está publicado nos formatos e-book com link de acesso gratuito e no formato impresso, a fim de favorecer a preferência do leitor e a divulgação das ações.

O livro está organizado em 12 capítulos que seguem essa apresentação escrita pelas organizadoras, Egle Souza, gestora da instituição e Adriana Corrêa, professora universitária e parceira da escola, seguido do prefácio escrito pela professora Ma. Maria Vanda Medeiros, Diretora da EEMTI Mons. Horácio Teixeira, Baixio – CE.

O primeiro capítulo apresenta a instituição de modo que o leitor compreenda o contexto no qual essa obra foi escrita. O segundo reflete sobre autoformação docente a partir do método de escrito do Relato de Experiência pautados nas orientações de Prodanov e Freitas (2013) e de Fortunato (2018). Os capítulos 3 a 10 tratam de relatos de experiências desenvolvidas na instituição durante o ERE, e ainda, os textos 11 e 12 tratam dos relatórios da prática vivenciada na ECIT Cristiano Cartaxo por licenciandos e coordenadores do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras-PB.

O livro, que apresenta caráter multidisciplinar, está organizado em áreas do conhecimento e por segmentos da comunidade escolar. Ele é composto por textos de professores das quatro áreas do conhecimento trabalhadas na instituição que são Área de Linguagens e suas Tecnologias, Área de Ciências Humanas e Sociais, Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Área Técnica e também por textos de gestores, funcionários e estudantes da escola. Além disso, traz a participação de professores universitários e de estudantes que desenvolvem projetos na instituição.

Esse livro nos estimula a pensar nas alternativas em detrimento das dificuldades encontradas pelos professores ao modificarem, abruptamente, as práticas do ensino presencial para o ensino remoto. Logo, está pautado na resiliência, no compromisso e no profissionalismo dos educadores dessa instituição que, a cada dia, constroem possibilidades de inserção profissional, ação crítica na sociedade e de alcance do Projeto de Vida dos estudantes.

Além do convite à leitura e à socialização desse livro, externamos o desejo de receber a você, leitor, na ECIT Cristiano Cartaxo, seja de maneira presencial, através da leitura dessa obra ou por meio das nossas mídias sociais, Instagram @ecitecristianocartaxo, através do link: https://instagram.com/ ecitecristianocartaxo?igshid=YmMyMTA2M2Y= e/ou canal do YouTube: ECITE Cristiano Cartaxo, disponível em: https:// www.youtube.com/channel/UCTYmPrhosb2_FyJ5ACc7baQ.

Egle Katarinne Souza da Silva
Adriana Moreira de Souza Corrêa

Organizadoras

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

236

ISBN

978-65-5869-923-1

ISBN [e-book]

978-65-5869-924-8

Organização

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Egle Katarinne Souza da Silva

Formato