Práticas pedagógicas do Português e suas variações linguísticas material teórico-didático

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro

Embora os estudos vinculados à Sociolinguística tenham surgido na década de 60 e a sua relação com o ensino ser amplamente discutida, a sua aplicação na prática pedagógica docente, em especial na didática dos professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa, ainda é mínima e esporádica. De um lado, é possível observar a escassez de teorias linguísticas presentes nos currículos de pedagogia e, de outro, um não aprofundamento nas concepções de linguagem de cunho social, como a Sociolinguística, nos cursos de licenciatura, principalmente, de Letras. Como a escola é um espaço em que as variantes linguísticas entram em contato e conflito, em decorrência da diversidade de falantes que trazem consigo traços particulares de sua convivência com a família, amigos e culturas, é possível visualizar a importância que a instituição de ensino tem no processo de construção de saberes e de identidades. Contudo, ao ensinar a língua institucionalizada, nem sempre são consideradas e respeitadas as diversidades linguísticas-culturais dos discentes.
Diante disso, com vistas a refletir e a problematizar sobre essa realidade, foram submetidos projetos de Pesquisa e de Extensão em torno da temática da pedagogia da variação linguística e, a partir desses, construiu-se este livro que, é fruto de duas Ações de Extensão: Sociolinguística e ensino do português brasileiro e Práticas pedagógicas do português e suas variações linguísticas, cujo recurso obtido pelo primeiro, por meio do Edital 56/2022/PROEX – Seleção de PROJETOS – PROFAEX 2022/2023, possibilitou a confecção e publicação desta obra, denominada de livro do professor, e de outra obra, chamada de livro do aluno.

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Portanto, este livro foi elaborado para apresentar-se como um material teórico-didático, cuja concretude contivesse tanto teoria quanto aplicação, em que a primeira representasse o aporte e a segunda a prática, a idealização, isto é, a aplicação de possibilidades resultantes de pesquisas e da intervenção de sujeitos reais que vivenciam e que atuam no “chão” da escola. Assim, este material, que se convencionou chamar de livro do professor, visa apresentar, especialmente ao professor alfabetizador, formado em pedagogia, um instrumento pedagógico conceitual, articulado entre teoria e prática, e que pudesse ser aplicado, adaptado e/ou reformulado de acordo com a realidade vivenciada por cada docente. Espera-se que este material seja inspiração, não apenas aos docentes que querem adentrar ao mundo da pedagogia da variação linguística, mas também àqueles que estão dispostos a oportunizar novas possibilidades linguísticas aos seus alunos, pois os professores são os mediadores entre a língua, as variações linguísticas e os falantes.

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1040-7

Número de páginas

317