Profissão docente em diferentes olhares, concepções e perspectivas

Eliane Paganini da Silva, Franciele Clara Peloso

APRESENTAÇÃO

Essa obra é fruto de um projeto intitulado: “Profissão docente em diferentes olhares, concepções e perspectivas: uma pesquisa em rede”. A profissão e o trabalho docente têm se configurado, no Brasil, como temática central de investigações desde os anos de 1980. Da mesma forma, tem se constituído como campo de estudos e pesquisas das autoras e autores que compõe os capítulos desse livro.

No ano de 2018 iniciou-se um projeto de pesquisa em formato de rede colaborativa para o fortalecimento de um grupo de professoras, professores e estudantes com o objetivo de discutir a profissão e o trabalho docente, independentemente de suas perspectivas conceituais e metodológicas. O grupo foi constituído por professoras e professores pesquisadores de diferentes áreas, instituições e regiões do Brasil e da Argentina. No primeiro capítulo desta obra explicitamos melhor como foi constituído esse trabalho e apresentamos as pesquisas que integraram em constante parceria com os demais participantes do projeto em tela. De maneira geral o projeto se pautou em questionamentos como: Qual é o trabalho docente? Do que é constituída a profissão docente? Em quais condições esse trabalho é realizado? Como valorizar a docência enquanto profissão? Além disso, a política educacional e o percurso histórico das instituições escolares aprofundam as discussões acerca da profissão docente enquanto categoria profissional. O projeto também resultou em publicações em colaboração, atividades, intercâmbios de docentes e estudantes, fortalecimento de grupos de pesquisa. Ainda, esses resultados possibilitaram o diálogo de saberes a partir da educação científica acerca da profissão e do trabalho docente.

As pesquisas que integraram o projeto em rede se apresentaram variáveis e profundas em suas discussões. Os estudos que se propuseram a pensar as questões da profissão e do trabalho docente e seu amplo espaço de reflexão demonstram a heterogeneidade presente no saber-fazer docente. Destacamos que as pesquisadoras e os pesquisadores envolvidos têm experiência teórico-prática na temática da formação de professores e estão espalhados em diferentes universidades da América Latina.

Frente ao exposto, um dos objetivos específicos do projeto era o de socializar os resultados das pesquisas individuais e de possíveis relações entre elas. Ao final de dois anos de atividade tivemos, com onze (11) pesquisadores participantes, sessenta e cinco (65) publicações individuais e vinte e uma (21) publicações em rede. Portanto, obtivemos aos menos 21 publicações/ atividades relacionadas aos diferentes pesquisadores que compõe o projeto. Esse fato cumpre com os objetivos esperados por uma pesquisa em rede. Dos 11 participantes do projeto ao menos 8 pesquisadores realizaram atividades em conjunto.

Algumas dessas produções e/ou outras decorrentes do projeto posterior a sua conclusão compõe a primeira parte dessa obra intitulada “A pesquisa em rede e suas produções: abrindo caminhos para o debate”. A Segunda parte, “Para além da rede: discussões, conexões e diversidade na docência” se caracteriza por produções de colegas pesquisadores que não fizeram parte diretamente da pesquisa em rede, mas que discutem o trabalho do professor e suas especificidades de forma comprometida com a educação de qualidade para todas as pessoas.

Acreditamos que projetos como esse, que articulam pares e temáticas, são capazes de ampliar nossas concepções e compreensões do saber-fazer docente a partir de abordagens multi/inter/transdisciplinares. É com alegria que compartilhamos nossos resultados e desejamos que mais estudos colaborativos possam ser inspirados.

Boa leitura!

Eliane Paganini da Silva – Apucarana/PR
Franciele Clara Peloso – Pato Branco/PR

Ano de lançamento

2022

ISBN

978-65-5869-824-1

ISBN [e-book]

978-65-5869-825-8

Número de páginas

519

Formato

Organização

Eliane Paganini da Silva, Franciele Clara Peloso