Revisitando caminhos de pesquisas na Educação Básica: 10 anos do Mestrado Profissional em Educação da UFPR

Marcia Baiersdorf, João Paulo Pooli

Diante do valor de praticar com rigor uma ciência, este mestrado profissional expõe suas peculiaridades, principalmente em relação aos seus objetivos e as suas perspectivas formativas. Direcionando-se as práticas educativas na educação básica, reivindica a abertura para pesquisas afeitas ao interferir no modo de fazer educação.

Para isso se abre como espaço formador, sabendo-se um lugar com modos de produzir diferentes daqueles vividos cotidianamente no interior das instituições de origem de seus pesquisadores, lugares nem mais e nem menos significativos a construção do saber. O que se propõe na formação stricto sensu é um tempo de pesquisar a ser bem usufruído por profissionais da educação, particularmente os envolvidos com a escola básica, alçados ao estudo em profundidade. Percurso investigativo pensado como experiência de mais longo prazo, um meio deste docente, na condição de sujeito de ciência se haver com a prática e com a teoria, nas suas aproximações e distâncias.

Acompanhando nossos mestrandos aprendemos que o mais importante é sabê-los nessa travessia, concebendo a pesquisa como valor de seus próprios percursos formativos, entrecruzados entre seus pares, seus orientadores e com os conhecimentos mobilizados segundo diferentes perspectivas compreensivas, sobre um mundo em enigma.

Institucionalmente, seguimos nessa busca e fazemos isso utilizando de uma pluralidade de autores e metodologias, com os quais problematizamos a relação teoria e prática. Nesses dez anos, revisitamos perspectivas já consolidadas, e seguimos propondo outras maneiras de construir a relação teoria e prática.

Apostando nas trajetórias e possibilidades dos docentes produzirem suas próprias pesquisas, logramos até aqui diplomar duzentos e dezesseis mestres, entre 2015 e agosto de 2023.

Neste livro apresentamos amostragem desse trabalho, com o objetivo de fortalecer a imagética de uma docência ativa e criativa, e que necessita se fazer presente também no meio acadêmico. Por entre os temas investigados, nossos leitores e leitoras percorrerão conosco um pouco dessa trajetória investigativa, ante o mar das coisas dignas de saber.

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0800-8

ISBN [e-book]

978-65-265-0801-5

Número de páginas

180