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Sistemas privados de ensino na educação pública brasileira: consequências da mercantilização para o direito à educação

Theresa Adrião, Teise Garcia, Raquel Fontes Borghi, Regiane Helena Bertagna, Gustavo Paiva e Salomão Ximenes

DOI: 10.51795/9786558699514

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Descrição

O conteúdo da obra SISTEMAS DE ENSINO PRIVADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: CONSEQUÊNCIAS DA MERCANTILIZAÇÃO PARA O DIREITO À EDUCAÇÃO resulta da articulação entre pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE e pesquisadores e ativistas da Ação Educativa realizada em diferentes oportunidades e sempre com o foco na defesa da educação como um direito de todas as pessoas. Neste caso, o motivo foi a participação em edital internacional patrocinado pela rede global de pesquisadores Privatisation in Education Research- PERI e financiado pela Open Society Foundations (OSF).
A pesquisa desenvolveu-se entre 2014 e 2015 e teve por objeto a análise crítica da aquisição, por parte de municípios brasileiros, de Sistemas Privados de Ensino, considerada uma forma de privatização do currículo das escolas públicas.
Além da atualidade da temática, o livro inaugura ao adotar como chave para a análise das consequências dos Sistemas Privados de Ensino – SPE a lente dos quatro indicadores do Direito Humano à Educação: Os 4As desenvolvidos por Katarina Tomasevski, Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito à Educação entre 1998-2004. Enfim, esperamos que a leitura deste trabalho contribua para reavivar nossa pro-atividade diante da defesa de tudo que se conquistou na direção de escola pública gratuita, laica, inclusiva e democrática.

Theresa Adrião – UNICAMP
Denise Carreira – Ação Educativa

O principal interesse das empresas corporativas na educação é – necessária e apropriadamente – obter lucro, e para isso elas precisam fornecer serviços eficazes e eficientes, cujo valor é reconhecido por seus pagadores, os Estados. No entanto, isso não muda ou reduz, mas sim aumenta, a competitividade sobre a produção de produtos educacionais, o que por si só constitui uma ameaça à justiça social. Esta obra percorre uma distância considerável para garantir que temos o tipo de pesquisa ao nosso alcance que nos permite informar intervenções sobre por que a educação não é apenas importante, mas que sua importância assenta-se em seu caráter público e não privado.

Susan L. Robertson – University of Cambridge

Informação adicional

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

164

ISBN [e-book]

978-65-5869-951-4

Organização

Theresa Adrião, Teise Garcia, Raquel Fontes Borghi, Regiane Helena Bertagna, Gustavo Paiva e Salomão Ximenes

Formato

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