Tecendo reflexões sobre crianças, infâncias e Educação Infantil: perspectivas em ensino, pesquisa e extensão
Organização: Daiana Camargo, Maria Odete Vieira Tenreiro, Marilúcia Antônia de Resende Peroza
O livro traz resultados de pesquisas desenvolvidas nos trabalhos de conclusão de curso na graduação, projetos de professores de Educação Infantil com práticas pedagógicas na modalidade remota e projetos de extensão encampando os desafios do período pandêmico num movimento de unidade-diversidade, atendendo ao tripé de ensino-pesquisa-extensão na universidade.
Está organizado em duas partes fundamentais e intimamente relacionadas. Na primeira são discutidos aspectos históricos dos fluxos migratórios de crianças no Brasil; desafios do período pandêmico, a prática com bebês em dialogia com a sociologia da infância; e corporeidade no trabalho com crianças pela ótica das professoras. Na segunda, o debate continua, porém com um apelo às questões relativas aos processos de educação infantil com ensaios e relatos sobre importância dos espaços como componente do currículo; prática com bebês em tempo de pandemia; avaliação como parte integrante do processo educativo; o inglês na educação infantil; e práticas de extensão a partir de um Blog e demais canais de comunicação no fazer educativo on line.
As propostas trazem para a reflexão, as iniciativas e as práticas das escolas para a resolução de problemas, assim como, a produção de novos saberes docentes que poderão servir de pistas para novas práticas. Saberes que são importantes para a formação teórico-prática de professores.
Pura Lúcia Oliver Martins
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-0047-7 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0048-4 |
Número de páginas | 218 |
Organização | Daiana Camargo, Maria Odete Vieira Tenreiro, Marilúcia Antônia de Resende Peroza |