Tecendo reflexões sobre crianças, infâncias e Educação Infantil: perspectivas em ensino, pesquisa e extensão

Daiana Camargo, Maria Odete Vieira Tenreiro, Marilúcia Antônia de Resende Peroza

O livro traz resultados de pesquisas desenvolvidas nos trabalhos de conclusão de curso na graduação, projetos de professores de Educação Infantil com práticas pedagógicas na modalidade remota e projetos de extensão encampando os desafios do período pandêmico num movimento de unidade-diversidade, atendendo ao tripé de ensino-pesquisa-extensão na universidade.

Está organizado em duas partes fundamentais e intimamente relacionadas. Na primeira são discutidos aspectos históricos dos fluxos migratórios de crianças no Brasil; desafios do período pandêmico, a prática com bebês em dialogia com a sociologia da infância; e corporeidade no trabalho com crianças pela ótica das professoras. Na segunda, o debate continua, porém com um apelo às questões relativas aos processos de educação infantil com ensaios e relatos sobre importância dos espaços como componente do currículo; prática com bebês em tempo de pandemia; avaliação como parte integrante do processo educativo; o inglês na educação infantil; e práticas de extensão a partir de um Blog e demais canais de comunicação no fazer educativo on line.

As propostas trazem para a reflexão, as iniciativas e as práticas das escolas para a resolução de problemas, assim como, a produção de novos saberes docentes que poderão servir de pistas para novas práticas. Saberes que são importantes para a formação teórico-prática de professores.

Pura Lúcia Oliver Martins

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN

978-65-265-0047-7

ISBN [e-book]

978-65-265-0048-4

Número de páginas

218

Organização

Daiana Camargo, Maria Odete Vieira Tenreiro, Marilúcia Antônia de Resende Peroza