Temas, conceitos e percursos metodológicos: possibilidades da pesquisa em educação

Betina Hillesheim, Camilo Darsie de Souza, Mozart Linhares da Silva, Willian Fernandes Araujo

Nas últimas décadas, os estudos inspirados por Michel Foucault na educação ganharam destaque no cenário brasileiro. Os conceitos sobre relações de poder, práticas discursivas, governamentalidade e processos de subjetivação tornaram-se fundamentais para problematizar a educação. Esta obra se insere nesse contexto, ampliando as pesquisas foucaultianas em diálogo com outros pensadores, sendo resultado do trabalho da Linha de Pesquisa “Educação, cultura e produção de sujeitos”, do programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC. Os textos são apresentados como experimentações dos autores, refletindo sobre a pesquisa não como relato, mas como um discurso que recria a realidade estudada, deslocando certezas e  saberes universais. Assim, espera-se provocar desconforto, inspiração e novas direções de pesquisa, enfatizando a educação como um campo em constante transformação.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1142-8

ISBN [e-book]

978-65-265-1145-9

Número de páginas

296