Utilização e desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem: considerações iniciais

Edilson Leite da Silva, Francisco José de Andrade

De forma geral, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) podem ser entendidos como qualquer Recurso Educacional Digital (RED), utilizado para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. São exemplos desses recursos, jogos educativos digitais, simuladores, videoaulas, imagens, mapas, mapas conceituais, infográficos, entre outros.

Os Objetos Virtuais de Aprendizagem possuem várias possibilidades de utilização no contexto educacional, como para introduzir e/ou reforçar um determinado conteúdo, no processo avaliativo, para estimular a criatividade e colaboração. Para tal, é necessário o devido planejamento, infraestrutura tecnológica e apoio técnico e pedagógico.

Os OVA podem ser disponibilizados através de diversos espaços informacionais digitais como plataformas digitais, blogs, canais, etc. No entanto, sugere-se que sejam dispostos em locais denominados de Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, que podem disponibilizar os objetos localmente, os referatórios que dispõem apenas das referências para os recursos, ou que atuam de forma híbrida.

Em relação ao desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem, também existem inúmeras possibilidade, considerando as várias metodologias e ferramentas disponíveis. Os OVA podem ser desenvolvidos, tanto por profissionais com formação e/ou atuação em tecnologias digitais, quanto por pessoas das mais diversas áreas do conhecimento.

Profissionais com domínio de tecnologias como linguagem de programação, banco de dados e redes de computadores conseguem desenvolver Objetos Virtuais de Aprendizagem com mais facilidade e maior complexidade, no entanto, qualquer pessoa com domínio de determinado conteúdo e criatividade, pode desenvolver OVA utilizando software autoria, que não demanda dos conhecimentos técnicos mencionados.

Quanto as metodologias utilizadas no desenvolvimento, existem as tradicionalmente já usadas no desenvolvimento de software, podendo ser adaptadas para o caso do Objetos Virtuais Aprendizagem e também metodologias voltadas à construção dos OVA, como a proposta pelo Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0286-0

ISBN [e-book]

978-65-265-0287-7

Número de páginas

304

Organização

Edilson Leite da Silva, Francisco José de Andrade