Viver e/é contar histórias – Narrativas autobiográficas de professores

Everardo Paiva de Andrade, Patrícia Teixeira de Sá

Em um momento recente desse processo de construção de narrativas autobiográficas, professoras e professores inscritos na disciplina de História do Ensino de História, no núcleo do

Profhistória da UFF – confrontadas/os com a sugestão de que seriam criadoras/es de um capítulo secreto da história da história escolar, isto é, aquele que escrevem no cotidiano de suas aulas – foram convidadas/os a narrar essa história.

Everardo Andrade e Patrícia de Sá

 

A escrita dos memoriais de formação, apesar de já termos algumas décadas de trabalho e de significativa produção acadêmica na área, segue como um desafio para quem escreve e

para a pesquisa em educação. Sua escrita implicada nos convoca a outros modos de viver a pesquisa, assumindo que estamos dentro dos processos de formação e de pesquisa, como docentes pesquisadores, construímos não o distanciamento necessário, mas a boa proximidade.

Inês Bragança

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0030-9

Número de páginas

315

Organização

Everardo Paiva de Andrade, Patrícia Teixeira de Sá