Vozes sociais em produções de textos na escola: para uma noção de competência diálogo-discursiva

Luiz Eduardo Mendes

R$45.00

Com o propósito geral de investigar como se constitui o que ele de forma exitosa propõe chamar de competência dialógico-discursiva de alunos em produções textuais, realizadas através da apropriação de gêneros do discurso, o autor oferece aos leitores uma reflexão teórica consistente que se ancora em sólidos fundamentos práticos oriundos de suas atividades diárias como professor da escola básica.
A leitura de seu texto, bem escrito e com excelente potencial de interação com especialistas e colegas professores, permite destacar pelo menos três aspectos de grande relevo: as relações entre texto e discurso, muito afirmadas atualmente mas pouco claras em termos teóricos e práticos; o ensino da produção textual na escola, com ares renovados e com um olhar próprio sobre o trabalho com os gêneros de discurso; e a escrita dos alunos, que, muito longe de ser lugar de atesto da falha, é pontuada como um lugar de constituição de vozes sociais.
O leitor atento encontrará ainda outros pontos fortes de aprendizado e diálogo na obra de Luiz Mendes, os quais se apresentam como valores mais específicos do trabalho que ora chega às livrarias. Uma leitura não trivial de Bakhtin, este importante autor de quem todo mundo diz um pouco, pois Luiz propõe uma incursão reflexiva em espiral, poupando o leitor da costumeira sequenciação cronológica de textos, e realizando uma relação complexa de conceitos e proposições do autorrusso, o que certamente permite um olhar renovado sobre conceitos bakhtinianos, como signo ideológico, gênero, heterodiscurso e vozes sociais.

Ano de lançamento

2023

Formato

Autoria

Luiz Eduardo Mendes

ISBN

978-65-265-0503-8

Número de páginas

238