Linhas e marcas cinquentenárias na produção de conhecimentos em serviço social. Volume 2

Aldaíza Sposati

A propósito do segundo volume dos Cadernos Cinquentenários

Como já assinalado, são quatro os Cadernos Cinquentenários do PPGSS. Este volume reúne três deles que se ocupam, fundamentalmente, da produção em teses e dissertações concluídas em seus 50 anos. O tratamento da produção do PPGSS da PUCSP adotou diversas linguagens. O Caderno 1 referenciou as marcas e trilhas do percurso histórico cinquentenário, instrumentando-as com evidências que, como cartas de viagens, vão situando o navegador a entender a diversidade dos lugares, seus costumes e procedimentos para decodificar razões e nexos do percurso.

O Caderno 2 é quase um portfólio que qualifica a intensidade da produção do PPGSS nas décadas em apreço. Recorre a mais um recurso: a memória dos primeiros livros brasileiros. Importante ter presente que o início europeu do Serviço Social no Brasil, sob a orientação das primeiras duas escolas católicas, belga e francesa, além da exigência de domínio do idioma estrangeiro, foi vivenciado em uma sociedade sem xerox, internet, redes sociais e outras ferramentas de disseminação de escritos. O Caderno 1 relembrou o uso de apostilas mimeografadas das autoras europeias, pré-livros, com flagrante distanciamento da qualidade de um e-book. A disseminação do conhecimento se dava de modo presencial por cursos, seminários, palestras e muitas viagens das primeiras brasileiras e brasileiros que assumiram a profissão na sua implantação. As redes da Igreja Católica e seus desdobramentos eram centros disseminadores pela nucleação de grupos militantes.

O Caderno 3 tem rumo diverso: é um catálogo dos nomes dos produtores e disseminadores do conhecimento. Ele dá visibilidade a quem foi sujeito histórico construtor das teses e das dissertações. Um catálogo dos autores, seus orientadores e seus arguidores vão permitir e que se conheça, sempre que tenha sido possível, a procedência geográfica e acadêmica dos sujeitos. Com ele é possível a leitura do arco de influência do PPGSS da PUCSP, Brasil adentro e Brasil afora.

Estes cadernos 2. 3 e 4 diversamente do primeiro, usam de múltiplas linguagens para além do texto discursivo. Muitos gráficos, tabelas e listagens são apresentados e podem ser recorridos para novos estudos e comparações. Registram incidências que estavam invisíveis e individualizadas sem permitir a leitura da sua totalidade. Com isto, além da sistematização que suas informações apresentam, carregam-na com o caráter instrumental para quem busca orientações em consultas, informações e investigações.

O Caderno 4, o mais denso e trabalhoso de todo o estudo cronológico, faz uma primeira leitura compreensiva do conteúdo da produção em 50 anos do PPGSS. A qualificação da natureza do estudo como compreensivo, decorre da estratégia adotada face a dimensão quanti qualitativa do trabalho de classificação de 1416 produções e o processo de reconhecimento temático que ocorreu pelos títulos dos trabalhos.

Incialmente a produção foi desagregada pelas duas grandes áreas de concentração do PPGSS. Essa classificação em Serviço Social ou Política Social foi inserida na PLASSO. Este estudo promoveu avanço, pois detalhou temas e subtemas para a classificação das dissertações e teses, inaugurando assim mais uma referência temática para a classificação da produção do PPGSS. Buscou-se consenso classificatório a partir de discussões múltiplas e sucessivas.

Os pesquisadores organizados em duplas, com seguidas trocas de parceiros, buscando o maior consenso possível no curto tempo de estudo. Gráficos das duas áreas de concentração mostram grande diversificação temática. Essa diversificação foi considerada a melhor resposta possível para que o estudo ganhasse portabilidade de referências temáticas na produção de novos conhecimentos. Todas as listagens são situadas em sua cronologia pois, não se entende a reflexão fora das forças e interesses de seu tempo social, histórico, econômico e político.

Os dez pesquisadores envolvidos esperam ter colaborado com a construção histórica do Serviço Social brasileiro a partir da revelação de suas múltiplas relações e múltiplas dimensões. Salve, salve os 50 anos do PPGSS da PUCSP !!

Julho de 2021

Aldaiza Sposati

Ano de lançamento

2021

ISBN

978-65-5869-539-4

ISBN [e-book]

978-65-5869-538-7

Número de páginas

300

Organização

Aldaíza Sposati

Formato