Psicologia, direitos humanos e políticas públicas: ética e intervenções

Organização: Conrado Neves Sathler, Maria de Lourdes Dutra

PREFÁCIO

Este livro relata um ciclo de palestras e debates sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas no âmbito da Psicologia, em seu ensino, nas práticas profissionais e na projeção de Políticas Públicas para o futuro – a pesquisa -. O cenário desta construção é o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados.

Os temas específicos foram apresentados por especialistas convidados. Ressaltamos a amplitude contemplada pelos convites, pesquisadoras e pesquisadores permanentes ou com passagem por Universidades Portuguesas, em Especial de Coimbra e do Porto, Pesquisadora com passagens por programas humanitários nacionais e internacionais, pesquisadoras e pesquisadores de renomadas Universidades nacionais, professoras e professores do nosso Mestrado e de outros Programas de Pós-Graduação de nossa Universidade, professores pesquisadores de nosso curso de Psicologia, estudantes de graduação e profissionais.

As participações foram realizadas por meio da fala dos convidados, da mediação que desempenhou duplo papel – condução das mesas e comentários qualificados – e as ponderações e dúvidas expressas pelos presentes na plateia virtual. Se o meio virtual foi uma condição de nosso evento devido à pandemia Covid 19, foi também um potencializador: participações nacionais e internacionais das(os) apresentadoras(es) e da plateia em sincronicidade – os fusos horários foram superados e as distâncias virtualmente anuladas. Esta obra condensa, então, nesta versão escrita, a participação de seis convidados de fora dos quadros da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados, dez professoras(es) 12 pesquisadoras(es) permanentes, colaboradoras(pesquisadoras(es) permanentes, colaboradoras(es) e visitantes da Psicologia e de outros Programas de Pós-Graduação e três estudantes do curso de Psicologia.

O levantamento dos temas e convites foram cuidadosos: o cuidado nas escolhas, o afeto das ações, o zelo na produção de banners, o clima estabelecido nos debates, a construção dos textos para esta publicação e as relações estabelecidas pela equipe de produção das “lives” ultrapassam nosso desejo individual de participação em um projeto especial na medida em que criam novas relações que nos abastecem tanto intelectual quanto emocionalmente. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia foi o berço deste trabalho e, como berço acolhedor e nutritivo, se torna também nascedouro de muitos outros projetos, sempre realçando que este é o patrimônio universitário – ser lugar de escuta das diferenças, das críticas e da produção de novas escritas, o desenvolvimento intelectual de todas(os) seus componentes e pesquisas voltadas à construção de um futuro mais belo e mais justo.

Antes de passarmos à apresentação de cada etapa do ciclo de palestras, em nosso modesto prefácio precisamos agradecer às alunas e alunos do curso da faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados, sem vocês não teríamos conseguido realizar os eventos. Agradecemos também a coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pelas sugestões e aceite do projeto que compartilhamos e ao Conselho Diretor da Faculdade de Ciências Humanas que, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, financiou nossa publicação.

Visando dar continuidade aos diálogos que já ocorrem no Curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Mestrado em Psicologia da UFGD, esse Ciclo de Palestras buscou estimular a reflexão sobre os desafios colocados no âmbito da Psicologia acerca das possibilidades ético-político-formativas de estranhamento com práticas nesse campo que, seja na formação, seja na prática da profissão, evidenciem compromissos com saberes e realidades não comprometidas com a sociedade brasileira, em especial com a realidade da região de Dourados. Nesse sentido assumimos um compromisso e cuidado não somente com os acadêmicos, mas também com a população, reconhecendo sua diversidade, suas fronteiras e as ameaças concretas e simbólicas que colocam em risco todos os dias a vida em toda sua amplitude.

(…)

Ano de lançamento

2021

ISBN

978-65-5869-557-8

ISBN [e-book]

978-65-5869-559-2

Organização

Conrado Neves Sathler, Maria de Lourdes Dutra

Formato