Acolhimento na educação infantil em tempos de pandemia da Covid-19

Organização: Poliana Bruno Zuin

Este livro documenta o momento histórico ao qual estamos vivenciando devido à Pandemia da Covi-19. É um momento de muitas incertezas e ansiedade, pois todos nos sentimentos vulneráveis, um momento que mudou a rotina de todos nós, principalmente a de nossos pequenos que não podem sair na rua para brincar, que não podem ir à escola para ver os amigos e muito menos recebê-los em casa. Não podem nem ao menos ver e abraçar os avós. Diante deste contexto, buscamos de alguma forma, como professores e pertencentes à Universidade Federal de São Carlos, buscar formas de acolher essas crianças e suas famílias. Há de se ressaltar que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como mecanismo mediador de interação, diálogos e parcerias com as famílias, utilizados no cotidiano da rotina de trabalho da professora antes da Pandemia, foi o meio que permitiu a mantença das relações nesse momento de rupturas devido ao isolamento social.

[…]

Objetivando auxiliar outros profissionais da Educação Infantil documentamos aqui as nossas ações de parceria e dialogia com as famílias. Desta forma, dividimos essa obra em duas partes: na primeira, trazemos relatos referentes às ações pedagógicas sob o olhar da professora e de sua equipe de trabalho (orientandas de mestrado e de projetos de extensão); a segunda parte contém as experiências das famílias em suas casas com as crianças. Acreditamos que para a educação infantil, termos as duas faces da mesma moeda (professores e famílias) possa ser um caminho para se compreender novas formas de trabalho durante esse momento difícil e às mudanças necessárias após a Covid-19. Dar voz às famílias a respeito de nossas práticas, no intuito construtivo, permite que possamos juntos estabelecer uma rotina que acolha as famílias em suas interações com as crianças acolhendo-as.
Desejamos a todos e todas uma boa leitura, banhada por releituras e novas significações!

Poliana Bruno Zuin
Amarilio Ferreira Júnior

Ano de lançamento

2020

Formato

ISBN [e-book]

978-65-5869-099-3

Número de páginas

217