As escrevivências e o esperançar da(s) juventude(s): o que nos faz sonhar?

Organização: Projeto de extensão Juventude(s), Direitos Humanos e Antirracismo: Rumo à Construção do Observatório Juventude(s) de Londrina e Região

O livro “As escrevivências e o Esperançar da(s) Juventude(s): o que nos faz sonhar?” compôs uma das metas do Projeto de Extensão “Juventudes Direitos Humanos e Antirracismo:  rumo ao Observatório da Juventude de Londrina e região” que teve bolsas para estudantes e recém-formadas financiadas pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, Paraná. O nome da coletânea partiu da experiência da realização das oficinas “Escrevivências do Esperançar” realizadas com jovens de Londrina e região, as quais uniram as escrevivências da Conceição Evaristo com o esperançar de Paulo Freire, em uma perspectiva de estimular reflexões e escritas.  Os textos foram selecionados a partir de um edital específico, considerando que livro seria um espaço no qual vozes juvenis pudessem compartilhar experiências e contribuir para a valorização e visibilidade das narrativas e escrevivências, histórias/textos/poemas/poesias possibilitando que o “eu” se escreve conjugado ao “nós”, estimulando o protagonismo juvenil. Os jovens se expressam de forma livre, abordando suas motivações, angústias, inquietações, permitindo denunciar problemas enfrentados por serem jovens ou elementos do esperançar coletivo que os inspiram no cotidiano. A publicação é um exemplo de experiência de artivismo engajado que dialoga com os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU): 4 Educação de qualidade; 5 Igualdade de gênero; 11 Cidades e comunidades sustentáveis; 16 Paz, justiça e instituições fortes. Este livro, então, celebra e difunde a riqueza das experiências individuais e coletivas, proporcionando visibilidade da escrita/arte/escrevivência da(s) juventude(s) de Londrina região, fortalecendo a luta antirracista e de defesa dos direitos humanos.

Profa. Dra. Andréa Pires Rocha, docente do Departamento de Serviço Social da UEL e coordenadora do Projeto Extensão “Juventudes Direitos Humanos e Antirracismo:  rumo ao Observatório da Juventude de Londrina e região”.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1377-4

Número de páginas

83