Ensaio sobre o estado democrático de direito social: concepção jurídica burguesa ou socialismo na modernidade tardia?

Autoria: Vinício Carrilho Martinez

O Estado Democrático de Direito é, de fato, uma construção político-jurídica capaz de promover a dignidade humana? Ou estaria sendo constantemente fragilizado pelas crises da modernidade no século XXI? Neste livro, o professor Vinícius Carrilho Martinez propõe um debate profundo e provocador sobre a essência desse conceito e sua aplicação prática.
Com base em referências históricas e uma análise crítica, o autor desafia o leitor a refletir: é possível separar a realidade desprovida de dignidade humana da promessa histórica e política contida nesse ideal? Até que ponto devemos revisar ou defender esse conceito diante do realismo político que ameaça sua clareza e amplitude?
Mais do que questionar, este livro convida à ação. Ele busca identificar o que realmente importa para os cidadãos e cidadãs deste país: o que fazer e como agir para transformar a realidade em direção ao ideal proposto pelo Estado Democrático de Direito, tornando-o efetivo e ativo em nossas vidas.
Uma leitura essencial para quem deseja compreender as fragilidades, os desafios e as possibilidades de um conceito que continua a moldar o futuro das democracias contemporâneas.

Marcela Schiavi

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1682-9

ISBN [e-book]

978-65-265-1683-6

Número de páginas

64