Práticas de ensino sobre redação para o contexto escolar indígena. Coleção indígenas nas Universidades

Autoria: Luana Vitoriano-Gonçalves

Olá, professor(a)! Desejo que esteja bem!

Sou a professora Dra. Luana Vitoriano-Gonçalves e, nesta apresentação, vou contar um pouco para você sobre a elaboração deste livro e o que você encontrará por aqui.

Em 2011, quando eu fazia graduação em Letras (UEM), eu comecei a fazer um Projeto de Iniciação Científica e desenvolvi pesquisas sobre o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Em 2016, defendi a minha dissertação de mestrado (UEM) com o título “A língua portuguesa no Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná: conflitos e contradições entre políticas linguísticas e sociais de inclusão”

Nessas pesquisas, verificamos que o vestibular específico para indígenas é um processo seletivo que tem muito a acrescentar para os povos indígenas, principalmente, em relação às oportunidades de ingresso ao ensino superior. Na investigação do doutorado, destacamos que o estudante indígena pode desenvolver a autonomia para estudar e se preparar para esse vestibular utilizando as tecnologias como uma ferramenta de estudo, ao assistir videoaulas, por exemplo, ou fazer download de materiais de apoio no próprio celular.

[…]

Professor(a), admiramos seu trabalho nas escolas indígenas, e com este livro, desejamos fornecer um suporte para você planejar aulas sobre o conteúdo de redação, do vestibular, para seus alunos, a fim de facilitar todo esse percurso. Afinal, sabemos como a rotina de sala de aula é acelerada e que, muitas vezes, por mais que desejamos realizar um trabalho com tópicos de estudo específicos de processos seletivos, não há tempo hábil para realizar um planejamento adicional ou elaborar atividades extras.

Sendo assim, este material vai “direto ao ponto”, para que você consiga encaixar os tópicos do vestibular indígena em suas aulas, aliando aos conteúdos, tradicionalmente, já previstos para a disciplina. Esperamos contribuir com a sua prática docente e com o desenvolvimento dos estudantes, para vê-los ocupando os espaços universitários nos mais diversos campos possíveis.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1931-8

Número de páginas

172