
Educação CTS no Sul Global
Organização: Victor Bianchetti, Suzani Cassiani, Irlan von Linsingen
É com muita satisfação que apresentamos a obra “Educação CTS no Sul Global”. A motivação para organizar este livro nasceu do nosso compromisso em promover a Educação Científica e Tecnológica (ECT) em perspectivas socialmente referenciadas, que, a partir das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), denuncia as contradições estruturantes das desigualdades nos contextos de Sul Global, ao passo em que anuncia caminhos para a superação das situações-limites que se evidenciam por meio dos efeitos de colonialidade do ser, do saber, do poder e da mãe natureza.
A organização da obra parte de membros do grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação (DiCiTE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adicionalmente, esta coletânea contempla produções de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa do campo da Educação Científica e Tecnológica (ECT) comprometidos com as realidades do Sul Global. Nesse sentido, esta obra se constitui por meio da proposição de capítulos frutos de trabalhos de pesquisa com cunho teórico e/ou empírico, bem como relatos de experiência em perspectivas críticas e/ou decoloniais, que perpassam as relações CTS do Sul Global. Dessa maneira, são apresentadas reflexões e proposições sobre os impactos da Ciência e da Tecnologia e da ECT no contexto social, destacando as implicações para a manutenção e/ou superação das estruturas opressoras no Sul Global, sobretudo a partir de marcadores sociais da diferença da sociedade contemporânea, como as questões étnico-raciais, de classe e de gênero.
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-2093-2 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2094-9 |
Número de páginas | 358 |