Glossário de Educação em Saúde

Autoria: Camilo Darsie, Camila Dubow, Douglas Luís Weber

Categorias: ,

O Dicionário de Termos do PET Equidade é uma construção coletiva que tem como objetivo reunir e apresentar conceitos essenciais relacionados à equidade em saúde, de forma clara, contextualizada e crítica. Ele nasce do desejo de fortalecer o diálogo entre diferentes sujeitos envolvidos na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a compreensão comum de termos que, embora amplamente utilizados, muitas vezes carecem de aprofundamento ou são interpretados de forma equivocada. Cada verbete foi cuidadosamente pensado, escrito e revisado de forma coletiva, com o compromisso de valorizar as dimensões históricas, sociais, culturais e políticas que atravessam os conceitos.
Este dicionário foi desenvolvido no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – Equidade, por meio da parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul. Participaram ativamente estudantes, docentes e profissionais da rede SUS que, a partir de seus diferentes saberes, vivências e trajetórias, contribuíram para a produção dos verbetes.
A construção deste material integra uma ação de educação permanente em saúde, voltada à formação crítica e ampliada de estudantes e trabalhadores do SUS, bem como ao fortalecimento dos vínculos com os territórios e as populações atendidas. Cada verbete foi cuidadosamente pensado, escrito e revisado de forma coletiva, com o compromisso de valorizar as dimensões históricas, sociais, culturais e políticas que atravessam os conceitos.
Por fim, este material é uma ferramenta viva: está aberto ao uso, ao debate e à ampliação. Esperamos que ele contribua para processos formativos, rodas de conversa, práticas em saúde e momentos de planejamento, sendo um instrumento de transformação e fortalecimento da equidade em saúde, tanto no campo da assistência quanto da educação permanente.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-2156-4

ISBN [e-book]

978-65-265-2157-1

Número de páginas

30