
Educação: espaço de muitas descobertas
Organização: Francisca Vilani de Souza
Há necessidade de reconstruir conhecimentos, procurar respostas para situações problemas evidenciados. Essa é a condição essencial para atribuir sentido entre teoria e prática. Nesse sentido, é fundamental compreender a complexibilidade das práticas educacionais como alternativa para a inserção profissional a partir da análise, reflexão e ação na forma de mediar conhecimentos.
Pois, legitimar a formação docente é um exercício constante de reflexão entre a teoria e prática, uma vez que essas são indissociáveis. A formação por pautar-se na investigação da realidade, tendo como meta estabelecer o diálogo entre o planejar e o realizar. Ou seja, uma sustentação para a capacidade de realização da atividade docente, bem como a construção da identidade docente. A identidade do professor é construída no decorrer do exercício da sua profissão, porém, logo na formação inicial ela é sedimentada e os pressupostos e diretrizes são decisivos.
Logo, os procedimentos de ensino devem ser pensados, no sentido de mobilizar as experiências e construir um processo de aprendizagem atendendo aos objetivos e condições de realização, de apresentação, tempo de duração entre outros. E, portanto, a compreensão por parte dos atores do processo educativo e o entendimento que ensino e a aprendizagem são processos independentes, mas também intencionais.
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2288-2 |
Número de páginas | 274 |