
Processos educacionais, formação docente e inclusão
Organização: Márcia Mineiro, Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Fruto do primeiro esforço coletivo da Linha 5 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB: “Processos Educacionais, Formação de Professores e Inclusão” esta obra reúne trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores que guardam afinidades epistemológico-investigativas, são comprometidas(os) com a educação e com o fortalecimento da produção científica. Organizado em três núcleos temáticos: Processos educacionais; Formação docente; e Inclusão, o livro promove o diálogo interdisciplinar e convida à reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da educação, reafirmando seu papel como prática transformadora. Os capítulos são marcados pelo rigor acadêmico, pelo compromisso ético e pelo desejo genuíno de contribuir para o fortalecimento das pesquisas na área da Educação. As investigações versam sobre os processos educacionais contemporâneos, com foco na formação docente, práticas pedagógicas, inclusão e desafios enfrentados no cotidiano escolar. Os capítulos abordam temas como a centralidade da Didática, os Clubes de Ciências como espaços de inovação, e as tendências investigativas que moldam a educação atual. Destaca a importância da indução profissional e do acolhimento na trajetória de professores iniciantes, especialmente na Educação Infantil, evidenciando o papel transformador da mentoria. Também são exploradas as percepções de docentes do Atendimento Educacional Especializado, revelando a urgência de políticas inclusivas e melhores condições de trabalho nas Salas de Recursos Multifuncionais. A diversidade cultural e educacional ganha espaço com o estudo sobre aptidões musicais em estudantes indígenas Terena e Guarani, propondo uma educação intercultural que valorize talentos e saberes originários. Em paralelo, o livro lança luz sobre o adoecimento psíquico de professoras da Educação Básica, provocando uma reflexão profunda sobre o impacto emocional da docência e a necessidade de cuidado institucional. Outros capítulos investigam o papel do professor supervisor no PIBID, o planejamento docente nas atividades complementares, e a dimensão pedagógica da Ronda Escolar, ampliando o olhar sobre a atuação educacional em diferentes contextos. Ainda se discute sobre violências e clima escolar revelando as complexidades das relações escolares e as estratégias de resistência dos sujeitos envolvidos. Com base em pesquisas qualitativas, bibliográficas e documentais, esta coletânea convida educadores, pesquisadores e gestores a repensarem práticas, políticas e concepções de ensino. Ao reunir múltiplas vozes e experiências, o livro reafirma a educação como espaço de transformação, escuta e construção coletiva.
| Ano de lançamento | 2025 |
|---|---|
| Formato | |
| ISBN | 978-65-265-2427-5 |
| ISBN [e-book] | 978-65-265-2428-2 |
| Número de páginas | 267 |




