Ensino e formação de professores: diálogos necessários. Série Ensino e Formação de Professores

Organização: Adelmo Fernandes de Araújo, Bruno Cleiton Macedo do Carmo, Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque

Este livro é o primeiro da Série Ensino e Formação de Professores, PPGEFOP-UFAL, Campus Arapiraca-AL; e se propõe a dialogar sobre questões pertinentes ao ensino e à formação de professores. Nesse direcionamento, a obra, ao longo de dez capítulos versa sobre a vertente francesa da didactique professionnelle; princípios da pesquisa-ação em conjunto com a metacognição na formação continuada de uma professora; educação ambiental, campo emergente e de urgente discussão nos currículos; tecnologias de ensino; educação ambiental e tecnologia; educação ambiental e a ecologia da sala de aula;  ensino e aprendizagem de química e tecnologias/ciberespaço; redes sociais como metodologia de ensino em um curso de formação de professores de Educação Física/inclusão escolar; cartografia tátil como metodologia inclusiva no ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual; formação de profissionais da saúde para a assistência a pessoas com deficiência; e, didática na educação física, nos espaços formais, não formais e informais de ensino. Portanto, uma gama de temáticas que não se encerram em si mesmas, antes se abrem em novas perspectivas dialógicas, em direção à formação de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de pensar, sentir, falar e agir nas realidades complexas, que são a sala de aula, a sociedade e o ambiente; em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0916-6

ISBN [e-book]

978-65-265-0917-3

Número de páginas

208