A canção como objeto multidisciplinar de análise e de ensino-aprendizagem de linguagens

Organização: Marcos Baltar, Camila Farias Fraga, Katia Diniz, Laíse Maciel Barros, Laura Miranda de Castro, Tayná Miranda de Andrade

 O livro A canção como objeto multidisciplinar de análise e de ensino-aprendizagem de linguagens é fruto da II Jornada (brasileira) da Canção organizada pelo Grupo de Estudos da Canção (GECAN), sob coordenação do professor Marcos Baltar. O GECAN faz parte do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O grupo se dedica a pesquisas sobre a canção, compreendida como um gênero discursivo multissemiótico, com enfoque na sua análise como artefato de cultura e como objeto de conhecimento no ensino e aprendizagem de línguas.

A II Jornada (brasileira) da canção: um objeto multidisciplinar de análise e de ensino-aprendizagem de linguagens foi o primeiro evento organizado pelo GECAN, dando continuidade à primeira edição da jornada, realizada de forma remota em 2021 e organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) vinculado ao Institut national des langues et civilisations orientales (Inalco) de Paris/França, cujo tema foi a canção no ensino de línguas.

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Ao final da jornada, foi estabelecido que os anais do evento seriam publicados em forma de livro, assim, é com imensa alegria que apresentamos, nesta obra, algumas das pesquisas apresentadas durante a II Jornada (brasileira) da canção. Seguindo a mesma configuração do evento, o livro está dividido em duas partes: Análise da canção (12 artigos) e Prática educativa com a canção (7 artigos).

Os organizadores.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1987-5

Número de páginas

402