A investigação em Educação Matemática no percurso de um grupo de pesquisa

Klinger Teodoro Ciríaco, Marcielli de Lemos Cremoneze, Priscila Domingues de Azevedo

Nesta coletânea você encontrará percursos de pesquisas e relatos de experiências no campo da Educação Matemática, as quais encontram-se vinculadas, de alguma forma, ao “MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente” da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) cadastrado no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O MACALA é um espaço de aprendizagem colaborativa que integra professores(as) da Educação Básica, estudantes da licenciatura em Pedagogia e Matemática, estudantes da pós-graduação e professores(as) pesquisadores(as) de três instituições, incluindo a UFSCar, as quais nomeadamente são: Universidade Federal do Acre (UFAC) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Os textos aqui reunidos cumprem o objetivo de sistematizar o conhecimento produzido pelo grupo em um movimento de resgate do passado, presente e de perspectivar o futuro. O diálogo em apreciação busca refletir acerca da pesquisa na formação docente, inicial continuada; processos de colaboração; cultura matemática; revisão de literatura dentro de determinadas temáticas da área; cálculo mental; atitude em relação à Matemática; estratégias de leitura na resolução de problemas; avaliação matemática; extensão universitária, entre outros. Em síntese, estruturamos os indícios das aprendizagens dos(as) partícipes do MANCALA no processo de constituírem-se pesquisadores(as) em articulação com as experiências pessoais, pré-profissionais e profissionais.

Vamos conhecer o grupo?

Os organizadores.

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN

978-85-7993-881-8

ISBN [e-book]

978-85-7993-882-5

Número de páginas

325

Organização

Klinger Teodoro Ciríaco, Marcielli de Lemos Cremoneze, Priscila Domingues de Azevedo