Boas-vindas! Referências para o acolhimento de pessoas migrantes na Educação Básica

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Nicole Magalhães Poltozi, Ana Carolina Torres

O presente caderno é um produto pedagógico resultante do projeto de pesquisa “Mapeamento de experiências pedagógicas e socioculturais de estudantes imigrantes e refugiados em escolas públicas da 2ª Coordenadoria Regional de Educação/RS”, desenvolvido entre os anos de 2021 e 2023, sob a coordenação do Prof. Rodrigo Manoel Dias da Silva, com apoio financeiro da FAPERGS e do SEBRAE. Foi organizado com a finalidade de investigar experiências educacionais e socioculturais de estudantes estrangeiros matriculados em instituições de ensino da região de abrangência da 2ª CRE/RS. O propósito final deste caderno é que, paulatinamente, estes “estrangeiros” – nomeados aqui de pessoas migrantes ou pessoas em deslocamento – sejam acolhidos em nossas escolas com menos estrangeiridade. Assim como o acolhimento, entendido como ações iniciais de recepção a estes estudantes e suas famílias, se converta em hospitalidade.

Na maior parte dos casos estudados, o acolhimento é concebido como uma ação emergencial frente às urgências da necessidade de compreendermos o outro e sua linguagem, porém, com o tempo e com protocolos apropriados, este importante acolhimento precisa converter-se em hospitalidade, pela constância do acolhimento e por estabelecer uma nova cultura aos nossos ambientes escolares. Esperamos, por último, que este caderno, em edição física ou digital, possa chegar às mãos de professores e professoras, gestores e gestoras educacionais comprometidos com a hospitalidade educacional e com a defesa de uma vida digna e justa a todos os cidadãos deste Planeta. Que possamos todos tecer os fios de uma educação orientada por aquilo que une e imaginarmos futuros juntos.

 

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0827-5

ISBN [e-book]

978-65-265-0828-2

Número de páginas

57