
Caderno pedagógico: subsídios para trabalhar a lei 11.645/2008 a temática indígena na escola
Autoria: Leila Melo de Carvalho, Genivaldo Frois Scaramuzza
Apresenta-se aqui algumas possíveis sugestões de atividades que poderão ser realizadas nas turmas do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I, com respectivas adequações como resultado de Produto Educacional da Dissertação intitulada: A temática indígena e a Lei 11.645/2008 na escola: análise e proposições de intervenção em uma leitura decolonial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Tem por objetivo sugerir possíveis contribuições de atividades que poderá contribuir para discussão do processo e estereotipação quanto aos povos indígenas e valorizar a sua cultura e história que foram sistematicamente estigmatizadas no decorrer dos anos. Outra contribuição é propagar a divulgação da Lei 11.645/08 que torna obrigatória a inserção da temática indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas.
Entretanto, cumprir determinada lei se constitui como um desafio para muitos/as professores/as. Frente a esses possíveis desafios, o presente Caderno Pedagógico pretende oferecer alguns subsídios e sugestões de encaminhamentos metodológicos aplicáveis nas turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano.
Ressaltamos que este, não é um material pronto e definido, pois queremos que o/a professor/a possa criar e recriar suas próprias atividades levando em consideração a dinâmica da sua sala de aula, turma de atuação e a diversidade de povos indígenas em sua região. Os textos, atividades e jogos aqui propostos ficarão disponíveis no drive e disponibilizaremos o QR-Code para que todos/as possam baixar os materiais e modificar de acordo com o seu interesse. Desejamos uma excelente leitura e degustação do nosso trabalho.
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1938-7 |
Número de páginas | 63 |