Chachalacas, español para niños

María Alejandra Ramirez Marquez, Mayra Alejandra Bernal Huertas, Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro

A aquisição de uma Segunda Língua para crianças enquanto exercício de cidadania sugere transformações na sociedade, portanto, ao aprender outra língua o sujeito desenvolverá uma “melhor consciência sobre a sua própria língua, isso permitirá que essa criança aprenda também sobre criticidade” (FERREIRA, 2013, p. 13). Sendo assim, o ensino de uma Segunda Língua deve proporcionar um acréscimo de saberes, para que as crianças possam experienciar e sentir-se reconhecidas, uma vez que “as línguas são a própria expressão das identidades de quem delas se apropria. Logo, quem transita entre diversos idiomas está redefinindo sua própria identidade” (RAJAGOPALAN, 2003, p. 69), principalmente, pela “percepção de si através da percepção do outro” (PICANÇO, 2013, p. 278 – grifos da autora).

Portanto, pondera-se que o ensino e a aprendizagem de uma Segunda Língua para crianças devem levar em consideração as idiossincrasias da região que estão inseridas, incutindo nas suas vivências de sala de aula o “acesso a diferentes culturas existentes e que as circundam, e através dessas diferentes culturas saber valorizar e conviver com pessoas de diferentes raças, etnias, gêneros, idades, orientações religiosas” (FERREIRA, 2013, p. 13).

Por conseguinte, o objetivo deste material didático, cuja elaboração foi pensada para o curso de extensão Chachalacas, español para niños desenvolvido na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), é promover o bi/multilinguismo a partir do aprendizado de uma segunda língua de maneira divertida e desprendida das amarras de um ensino pautado na gramática, pois como bem simboliza a palavra “chachalacas” no nome da ação, espera-se que as crianças e professores vejam-se “tagarelando” em espanhol ou em portunhol, o importante é que a competência comunicativa, conforme Dell Hymes, efetive-se por meio de enunciados bi/multilíngues.

A ação de extensão “Chachalacas, español para niños”, uma vez correlata ao Projeto de Pesquisa4 “Ensino de línguas de fronteira sob a perspectiva de fronteira geográfica enunciativa”5, objetivou, a partir das situações vividas e vivenciadas na e pela região da Tríplice-Fronteira, em específico no que se refere à cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, identificar, problematizar e argumentar em favor de uma política e de uma planificação linguística consoante com o contexto linguístico vivenciado por este município. Sendo assim, a partir do quinto objetivo específico: “apresentar sugestões de programas e de projetos, que possam revelar a cultura e a língua do outro, para que se possa pensar e elaborar uma política linguística e educacional que considere a história, observando a situação fronteiriça do município” (RIBEIRO, 2016, p. 16), desenvolveu-se o projeto de extensão que, por meio deste material didático, apresenta alguns dos seus resultados obtidos no transcorrer das suas quatro edições.

Ano de lançamento

2023

Autoria

María Alejandra Ramirez Marquez, Mayra Alejandra Bernal Huertas, Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0323-2

Número de páginas

359