
Cosmologia escolar: investigando redes socio-técnicas com a Cartografia de Controvérsias
Autoria: Luiza Silva de Andrade
Cosmologia escolar: investigando redes socio-técnicas com a Cartografia de Controvérsias convida o leitor a enxergar a escola como um cosmos em movimento, formado por múltiplas redes de saberes, práticas e disputas. A partir de uma etnografia sensível e de inspiração Latouriana, Luiza Silva de Andrade percorre caminhos que atravessam a comunicação, a antropologia e a linguística aplicada para compreender como se constituem e se entrelaçam as dinâmicas de um espaço escolar público no Brasil contemporâneo.
O livro mobiliza a cartografia de controvérsias como abordagem onto-metodológica, revelando tensões em torno de currículos, plataformas digitais, metas de desempenho, hermenêuticas pedagógicas e formas de controle. Ao rastrear essas redes, a autora convida o leitor a perceber a escola não apenas como instituição, mas como um espaço plural onde vozes, corpos, tecnologias e políticas se encontram em constante negociação, um verdadeiro cosmos de relações em transformação.
Com escrita clara e envolvente, a obra amplia o olhar sobre a educação ao articular teorias críticas, epistemologias do Sul e perspectivas transdisciplinares. Mais que um estudo acadêmico, é um convite a adentrar as complexidades da vida escolar e a reconhecer nela um universo vivo, pulsante e atravessado por realidades plurais e ficções compartilhadas.
| Ano de lançamento | 2025 |
|---|---|
| Formato | |
| ISBN | 978-65-265-2344-5 |
| ISBN [e-book] | 978-65-265-2363-6 |
| Número de páginas | 293 |




