Criatividade e inovação em práticas de educação profissional e tecnológica
Organização: Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, Morgana de Abreu Leal
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DISCUSSÕES PREFACIAIS
Alda Maria Coimbra Aguilar
Maciel Cleilton Sampaio de Farias
Morgana de Abreu Leal
Esta obra é uma coletânea de trabalhos que traz reflexões desencadeadas pela disciplina de Tópicos Especiais, Criatividade e Inovação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A disciplina foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em 2020, na Instituição Associada (IA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Campus Mesquita.
Os ensaios acadêmicos e relatos de experiências que compõem esta obra tratam sobre as temáticas desenvolvidas e suas interfaces com propostas metodológicas de ensino e aprendizagem. Aqui compartilhamos, portanto, vivências, de modo a contribuir com o avanço do processo que o ensino e a aprendizagem atuais, cada vez mais, requerem. Foram discussões sobre temas que, possivelmente, provocarão mudanças metodológicas capazes de desenvolver práticas pedagógicas nas quais professores se tornem orientadores e estudantes sejam mais autônomos. São proposições de abordagens desafiadoras, instigantes e interessantes, que poderão promover o pensamento crítico e reflexivo para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida.
Ao longo das quatro seções deste capítulo, apresentaremos informações sobre a disciplina, sua organização e desenvolvimento e os ensaios e relatos de experiências dos discentes participantes. A primeira seção informa sobre o contexto da disciplina com dados da IA e do grupo de participantes. A segunda seção identifica a organização geral da disciplina com informações sobre a carga horária, as atividades acadêmicas, a avaliação adotada, e as referências básicas selecionadas.
Informações sobre os ensaios e os relatos de experiências dos discentes compõem a terceira seção e por fim, na seção de considerações finais, apresentamos as apreciações da turma sobre a experiência de aprendizagem vivida, assim como alguns apontamentos sobre a sustentabilidade e replicabilidade deste projeto para a área de Ensino.
Desejamos, assim, contribuir para a realização de reflexões sobre práticas educativas que possibilitem um sistema educacional de criatividade e inovação para uma formação verdadeiramente integral na Educação Profissional e Tecnológica.
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Número de páginas | 93 |
ISBN | 978-65-5869-756-5 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-757-2 |
Organização | Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, Morgana de Abreu Leal |
Formato |