Despertando o potencial dos alunos através da motivação e envolvimento no processo de aprendizagem por meio de jogos com propósito: Estudos na engenharia
Organização: Marcele Elisa Fontana, Vilmar Santos Nepomuceno, Wesley Douglas Oliveira Silva, Janaina Moreira de Meneses, Armando Dias Duarte
Transformar a educação e preparar profissionais para os desafios do futuro são os objetivos centrais desta obra. Organizado em oito capítulos, o livro explora desde os fundamentos teóricos da gamificação até a descrição de nove jogos educativos voltados para temáticas essenciais, como Economia Circular, Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos, Planejamento de Operações e Suprimentos e Controle Estatístico de Processos. Os jogos, apresentados em detalhe, incluem relatos de suas aplicações práticas em sala de aula, demonstrando como a metodologia pode engajar estudantes e promover habilidades técnicas (hard) e comportamentais (soft).
O capítulo final discute as competências esperadas dos profissionais do futuro e apresenta os resultados de uma pesquisa que avalia o impacto da gamificação no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades. A obra ainda dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4, 9 e 12, mostrando como a educação de qualidade, a inovação e a gestão sustentável podem ser promovidas por meio do uso de jogos educativos. Este livro é um convite para professores, estudantes e profissionais da área de engenharia que desejam explorar a gamificação como ferramenta poderosa para o aprendizado e a formação de uma nova geração de engenheiros protagonistas.
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1728-4 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1729-1 |
Número de páginas | 142 |