Diálogos sobre Educação Infantil: Formação, Pesquisa e Prática Educativa na Infância

Francisco Marcos Pereira Soares, Neide Naira Paz Lemos, Antonia Edna Brito

O livro “Diálogos sobre Educação Infantil: Formação, Pesquisa e Prática Educativa na Infância” […] já em seu título anuncia com veemência, força e aproximação três dimensões essenciais para pensar o fazer-fazendo da vida cotidiana na Educação Infantil: a formação docente que exige permanência e continuidade ao longo da profissão, a pesquisa que move a curiosidade e mobiliza a fazer diferente a prática educativa e pedagógica que são indissociáveis e complementares no exercício diário da docência. […] Mil vivas, minhas queridezas e meu queridezo de autores/as e leitores/as. Vamos juntos, avante, com uma Pedagogia da Infância revolucionária na afirmação de uma docência além da fola A4! Deixo ainda registrado e eternizado neste prefácio, que ao ser convidado para escrevê-lo, estava em terra além-mar, em viagem de estudos e pesquisas, Portugal, na Universidade do Minho, cidade de Braga, território que de longa data temos buscado para ampliar e aprofundar nossas reflexões sobre as categorias infância, criança, docência, geração, relações sociais, culturais, educacionais e pedagógicas.

Professor Criancista Altino

Inverno de 2024 – Universidade do Minho – já quase espírito primaveril.

Professor Criancista Altino José – Professor do Programa de Pós-graduação da UDESC/FAED/PPGE.

Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação Docente/NAPE.

 

 

Apresentar um livro é como abrir a porta para o desconhecido, dá aquele friozinho na barriga, e nos obriga a inaugurarmos, de alguma forma, algo que nunca foi lido. Fiquei honrada e feliz no momento em que o convite chegou, um misto de alegria e prestígio. No caso desta publicação […] é uma obra dedicada à Educação Infantil, que no meu olhar, afetado pela luta diária de mais de 20 anos em prol da qualidade, da garantia identitária da etapa, da valorização de professoras, esta é sim uma etapa crucial para o desenvolvimento humano, para o desenvolvimento do país. […] O que guardo comigo? Apresentar um livro não é uma tarefa simples, porque depois que abrimos a ‘’porta do livro’’ cada um lê, opina, analisa, interage e faz relações com suas práticas, pensamentos e emoções. Quer dizer, para cada um, o livro é único. Uma coisa é certeira. Nunca saímos igual depois de atravessar a porta!

Carolina Velho

Msc em Educação pela Universidade de Brasília.

Pesquisadora Colaboradora do GPEIS/PPGE UnB – Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividades/ Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1110-7

ISBN [e-book]

978-65-265-1111-4

Número de páginas

171