Didática na Educação Infantil: possibilidades educativas com bebês e crianças pequenas
Organização: Lucinéia Maria Lazaretti, Silvana Lazzarotto Schmitt
Esta coletânea foi gestada a partir dos desafios postos e enfrentados por um coletivo de profissionais e pesquisadoras, no âmbito da Educação Infantil, decorrente do processo de estudos e pesquisas gestados no interior da formação continuada e da reelaboração da proposta curricular da rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR, a partir do ano de 2019. O processo de sistematização deste livro é marcado pela trajetória profissional de professoras e pesquisadoras da e sobre a Educação Infantil, com a intencionalidade de socializar possibilidades de organização do ensino para esta etapa da Educação Básica, valorizando tanto o profissional quanto bebês e crianças pequenas, como sujeitos em atividade. A obra foi organizada a partir das diferentes áreas do conhecimento, articulando a complexa relação criança-conteúdo-forma. Portanto, busca-se refletir sobre a Didática na Educação Infantil, um campo de conhecimento que ainda carece de pesquisas e sistematizações, especialmente, pelo olhar da Teoria Histórico-Cultural. Por isso trata-se de uma obra pioneira, que como tal pode e deve ser problematizada por outras pesquisas que se afinam com a temática.
Comprometidas com a defesa da necessária formação dos profissionais da Educação Infantil, a obra conta com dois capítulos iniciais sobre os pressupostos didático-pedagógicos que subsidiam a discussão dos demais capítulos que versam sobre práticas pedagógicas que narram possibilidades didáticas com diferentes objetos de conhecimentos, da linguagem, da matemática, das ciências da natureza, das ciências da sociedade, das artes e da educação física. Essa obra revela a ousadia de professoras e pesquisadoras da educação infantil, no esforço coletivo de contribuir, à luz da Teoria Histórico-Cultural, com reflexões e proposições sobre a prática pedagógica na educação infantil. As páginas narram o diálogo, cultivado pela teoria, que permeou muitas conversas, discussões, debates e inquietações de como podemos assegurar, desde a educação infantil, um ensino desenvolvente à bebês e crianças, tendo como horizonte sua humanização plena. Estimado professor e professora da educação infantil, que a leitura dessa obra, produzida à muitas mãos, possa te inspirar na busca pela materialização e fortalecimento desta etapa da educação básica, na efetivação de práticas de ensino favoráveis ao pleno desenvolvimento de bebês e crianças e fomente a produção de pesquisas no campo da didática, em especial, com o olhar para a educação infantil.
Ano de lançamento | 2024 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-0991-3 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-0115-5 |
Número de páginas | 183 |