Educação como prática da Autonomia e Liberdade: discussões contemporâneas em Paulo Freire

Angela Maria Corso, Sandra Regina Gardacho Pietrobon

A obra “Educação como prática da Autonomia e Liberdade: discussões contemporâneas em Paulo Freire” tem suas bases nas discussões de atividades referentes a XII Semana de estudos do curso Pedagogia, a qual teve como temática a “Educação como prática da autonomia e liberdade: o legado de Paulo Freire”, promovida pelo departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati-Paraná, e realizada no mês de abril de 2022. Portanto, almeja-se que a mesma venha contribuir à formação inicial e continuada docente, com vistas a aproximar a teoria e a prática freiriana à contextos atuais educativos, nos quais há problemáticas que necessitam de respostas por meio de pesquisas, contemplando o olhar de pesquisadores que realizaram um trabalho de aprofundamento e lançaram perspectivas que nos fazem perceber a relevância do educador Paulo Freire na atualidade.

Com o objetivo de trazer discussões atuais da obra do educador Paulo Freire é que esta obra concretizou-se. Professores(as) pesquisadores(as) empenharam-se na reflexão e escrita que contempla temáticas como: desenvolvimento humano, escolarização de crianças autistas, educação inclusiva, o trabalho do pedagogo, a práxis da tolerância e a formação docente, a educação de jovens e adultos, a alfabetização, modelagem matemática, pedagogia da alternância, direitos humanos. Estes temas caros à Educação são debatidos de maneira reflexiva, levando os(as) leitores(as) a (re)pensar a obra freiriana, além de aproximar a mesma das realidades do cotidiano educacional, portanto, está viva e pulsante nas mentes dos(as) educadores(as) que buscam respostas ao seus anseios. Fica o convite à leitura!

 

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0318-8

ISBN [e-book]

978-65-265-0319-5

Número de páginas

183

Organização

Angela Maria Corso, Sandra Regina Gardacho Pietrobon